Medida cautelar da Anvisa suspende o uso de 12 milhões de doses da Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, neste sábado (4), o uso de 12 milhões de doses da vacina Coronavac. Em ofício enviado na última sexta-feira (3), o Instituto Butantan informou à Anvisa que a “unidade fabril” responsável pelo envase de 25 lotes, totalizando pouco mais de 12 milhões de doses enviadas ao Brasil pelo Sinovac, “não foi inspecionada e não foi aprovada pela Anvisa”. Com isso, a agência resolveu suspender a aplicação das vacinas enviadas nestes lotes. 

Em nota publicada na imprensa, o Instituto Butantan informou que a medida cautelar “não deve causar alarmismo”, e destacou que foi o próprio Instituto quem relatou à Anvisa a questão, “por compromisso com a transparência e por extrema precaução”.

A Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, da China, teve sua eficácia novamente reconhecida. Desta vez, por um estudo realizado no Chile, cujos resultados foram apresentados por um conjunto de pesquisadores em um artigo, publicado no The New England Journal of Medicine, nesta quinta-feira (2).

O estudo concluiu que a proteção da vacina contra infecções é de 65,9%,de 87,5% para evitar hospitalizações, de 90,3% para impedir internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de 86,3% contra mortes. A eficácia aferida pelo estudo se aplica também à população idosa.

A medida cautelar adotada pela Anvisa para suspender o uso desses lotes no Brasil não tem caráter punitivo, mas sim, são “medidas sanitárias para evitar a exposição ao consumo e uso de produtos irregulares ou sob suspeita”, assinalou a nota da Agência

::Relevância de terceira dose indica caminho ainda longo a trilhar no combate à covid-19::

Números da pandemia 

O número de óbitos por causa da covid segue em queda. A semana epidemiológica, que se encerrou neste sábado (4), registrou 4.352 mortes, 449 a menos do que a semana anterior. Já o número de casos, ainda que permaneça alto, se manteve com tendência de queda. Foram computados, nesta semana, 149.259 casos. Estes são dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Nas últimas 24h, o Conass registrou 692 óbitos e 21.804 casos. São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os estados que lideram o número de mortes e contaminações por covid- no país. 

Edição: Lucas Weber