Mélodies: La France Musicale acontece no Rio de Janeiro

A soprano Alzeny Nelo e o pianista Durval Cesetti trazem ao Espaço Guiomar Novaes da SALA CECÍLIA MEIRELES, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, dentro da série RECITAIS DE GUIOMAR, o recital MÉLODIES: LA FRANCE MUSICALE, na quinta-feira, 15 de janeiro, em dois horários: 12h30 e 18h30.

PROGRAMA:

Wolfgang Amadeus Mozart Oiseaux si tous les ans

Ernest Chausson Le colibri

George Bizet La coccinele

Gabriel Fauré   Notre amour

Claude Debussy Fantoches  (Fêtes Galantes)

Leonard Bernstein La bonne cuisine

Erik Satie Daphénéo  

Erik Satie La grenouille americaine  (Ludions)

J.P. Rameau Air de la folie (Platée)

Emmanuel Chabrier Air de Lazuli – Les éternuements  (L’Étoile)

Claude Debussy Pierrot  – (Chansons de jeunesse)

Gabriel Pierné Je voudrais plaire (Fragonard)

 

ALZENY NELO – SOPRANO

Alzeny Nelo
Alzeny Nelo

Bacharel em Música pela Universidade Federal do RN, aperfeiçoou-se pela Ecole Normale de Musique de Paris/ Alfred Cortot como bolsista da CAPES e em seguida apoiada pela Fundação Zigmund Zaleski. Estreou na cena lírica francesa com as óperas “Les Fêtes de l’Amour et de Bachus”, de Lully ; “Die Zauberflöhte”, de Mozart ; “Il Segreto di Susanna”, de Wolf Ferrari. Em Paris, foi premiada por dois anos consecutivos na Categoria “Honneur” do Concurso Internacional de Canto da “Union Française des Artistes Musiciens”.

De volta ao Brasil, entre 2007 e 2010, foi premiada em vários concursos de canto, dentre eles o  I Concurso Internacional de Canto da Amazônia -PA, terceiro Festival Francisco Mignone de Jovens Intérpretes -RJ, XIX Concurso de Canto Maria Callas -SP e Primeiro lugar no I Concurso Nacional de Canto Lírico – UFRJ , Rio de Janeiro.

Lecionou canto e dicção lírica na Escola de Música da Universidade Federal do RN, foi preparadora vocal do Coro Sinfônico do RN e participou como solista da Orquestra de Violoncelos do RN em vários concertos, dentre eles o Festival MIMO- PE e o Festival Música nas Montanhas- MG. Em 2011,  em mais uma temporada européia, Alzeny se aperfeiçoou com a soprano francesa Ana M. Miranda, desenvolveu repertório de câmara com a pianista russa Hanna Hetmanova e com o violonista Sérgio Farias, participando de eventos franco-brasileiros  como o encerramento do I Festival de Cidades irmãs, representando o Rio de Janeiro, em Montpellier -FR.

Seus mais recentes trabalhos incluem o papel de Stephano, da ópera “Romeo et Juliette” de Gounod, no Theatro Municipal do RJ e Theatro São Pedro-SP ; solista no oratório “A Criação” de Haydn no Theatro Municipal do RJ, solista convidada na Série Araribóia da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Fluminense no Theatro Municipal de Niterói e solista da “Paixão Segundo Alcaçus” do compositor Danilo Guanais no Festival Internacional de Campina Grande.

DURVAL CESETTI – PIANISTA

Durval Cesetti
Durval Cesetti

Descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também havia feito o seu mestrado e o seu bacharelado. Estudou com Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier, Eugene Plawutsky e Neusa França. Durante os onze anos em que residiu no Canadá, apresentou-se frequentemente em algumas das salas de concerto mais importantes de Montreal e em outras cidades canadenses. Concertos recentes incluem recitais em Pequim e Tianjin (China), Limerick (Irlanda), na Fundação Oscar Americano (São Paulo), em Toronto (Canadá) e no Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília), estes dois últimos patrocinados, respectivamente, pelo Consulado-Geral do Brasil em Toronto e pela Embaixada da República da Polônia.

Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra de Câmara da UFRN, com uma orquestra de alunos da Université de Montréal e com a Société de Musique Contemporaine du Québec, sob a direção dos maestros André Muniz, Elena Herrera, Kirk Trevor e Jean-Michaël Lavoie. Como camerista, já realizou recitais com inúmeros artistas de renome internacional, como os violinistas Annette-Barbara Vogel, Daniel Guedes, Emmanuele Baldini e Song Qiang, o violista Richard Young, os violoncelistas Darrett Adkins, Fábio Presgrave, Kim Bak Dinitzen, Alexander Hülshoff e Natasha Farny, o tenor Stefano Algieri, a soprano Martha Sheil, o oboísta Thomas Indermühle, os clarinetistas António Saiote e Javier Vinasco, o trompista Dan Phillips e a flautista Julie Koidin, Artigos seus foram publicados pelo periódico britânico The Musical Times, pelo Latin American Music Review (editado pela University of Texas Press) e pelo Música Hodie.

Antes de tornar-se professor de piano da Escola de Música da UFRN, Durval Cesetti ensinou piano na McGill University e na University of Windsor, além de ter trabalhado como pianista colaborador na University of Western Ontario.

Serviço:

MÉLODIES: LA FRANCE MUSICALE

Alzeny Nelo e Durval Cesetti

Espaço Guiomar Novaes (150 lugares)

Ingressos: R$ 10,00

50% de desconto para estudantes e idosos

Largo da Lapa, 47 – Centro

Rio de Janeiro

(+55) 21 2332-9223

(+55) 21 2332-9224

[email protected]

http://salaceciliameireles.rj.gov.br

www.ingresso.com