Ministério da Saúde prorroga a campanha de vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho em todo o país. Esta foi a recomendação do Ministério da Saúde desta terça-feira (29), por causa dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Mesmo com esses dias a mais para receber a vacina, a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti, explica que todas as pessoas com recomendação para receber a vacina precisam ser imunizadas imediatamente. 

“A vacinação não é importante só para pessoa que toma vacina, ela é importante, também, para sua comunidade. Lembrando também que a gente tem um grupo de pessoas que por ter terminado os motivos de saúde não pode se vacinar como, por exemplo, pacientes que tem um sistema imunológico comprometido, que não podem tomar determinadas vacinas, eles acabam sendo beneficiados por essas altas coberturas vacinais porque aí você não vai circular doença e ele está protegido. Quando você não tem altas coberturas vacinais você acaba também prejudicando essas pessoas que, por motivos de saúde, não podem se vacinar”.

Vale ressaltar que os 60 milhões de doses da vacina já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos. Por isso,  se você faz parte dos grupos que têm prioridade para receber a vacina, não deixe para a última hora.  Vá o mais rápido possível até um posto de vacinação antes do inverno chegar, já que é essa a época de maior circulação dos vírus mais graves da doença.

Reportagem, Janary Damacena.