Mistério da matéria escura resolvido: uma partícula que eles descobriram recentemente

        

Mistério da matéria escura resolvido: uma partícula que eles descobriram recentemente

        

Os cientistas identificaram uma partícula subatômica que poderia ter formado a “matéria escura” no Universo durante o Big Bang.

Até 80% do Universo pode ser matéria escura, mas apesar de muitas décadas de estudo, sua origem física permaneceu um enigma. Embora não possa ser visto diretamente, os cientistas sabem que ele existe por causa de sua interação via gravidade com a matéria visível, como estrelas e planetas. A matéria escura é composta de partículas que não absorvem, refletem ou emitem luz.

Agora, os físicos nucleares da Universidade de York estão apresentando um novo candidato para a questão misteriosa – uma partícula que eles descobriram recentemente chamada de hexaquark da estrela-d.      

A partícula é composta por seis quarks – as partículas fundamentais que geralmente se combinam em trios para formar prótons e nêutrons. É importante ressaltar que os seis quarks de uma estrela-d resultam em uma partícula de bóson, o que significa que, quando muitas estrelas-d estão presentes, elas podem se combinar de maneiras muito diferentes dos prótons e nêutrons.

O grupo de pesquisa em York sugere que, nas condições logo após o Big Bang, muitos hexaquarques de estrelas-d poderiam se agrupar à medida que o universo esfriasse e se expandisse para formar o quinto estado da matéria – Condensado de Bose-Einstein.

O Dr. MIkhail Bashkanov e o professor Daniel Watts, do departamento de física da Universidade de York, publicaram recentemente a primeira avaliação da viabilidade desse novo candidato à matéria escura.

O professor Daniel Watts, do departamento de física da Universidade de York, disse: “A origem da matéria escura no universo é uma das maiores questões da ciência e que até agora , desenhou um espaço em branco. Nossos primeiros cálculos indicam que os condensados ​​das estrelas-d são um novo candidato possível à matéria escura. Esse novo resultado é particularmente empolgante, pois não exige conceitos novos para a física. ”

Co-autor do artigo, Dr. Mikhail Bashkanov, do Departamento de Física da Universidade de York, disse: “O próximo passo para estabelecer esse novo candidato à matéria escura será obter um melhor compreensão de como as estrelas-d interagem – quando se atraem e quando se repelem.

“Estamos liderando novas medições para criar estrelas-d dentro de um núcleo atômico e ver se suas propriedades são diferentes de quando estão no espaço livre. “

        

Mais informações sobre o assunto