Motoristas terceirizados da Comlurb fazem paralisação por adicional de insalubridade

Motoristas prestadores de serviço da CS Brasil, empresa terceirizada pela ​​ Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), fizeram uma paralisação na manhã desta terça-feira (24) no Rio de Janeiro. O protesto aconteceu das 4h às 8h para reivindicar o pagamento de insalubridade dos trabalhadores. 

Segundo os motoristas, que dirigem os caminhões de lixo, há o contato diário com o material coletado nas ruas, o que faz com que tenham direito ao benefício pago pela prefeitura. No entanto, o valor não tem sido repassado pela prestadora de serviço. 

Leia mais: “Serviço público vai ser destruído”, apontam trabalhadores em protesto a contra PEC 32 no Rio

De acordo com o representante da categoria, Cosme Barbosa, disse ao jornal O Dia, a paralisação foi definida em assembleia, realizada na última sexta-feira (20). Cerca de 150 motoristas aderiram ao protesto.

“Nós coletamos o lixo do Rio de Janeiro e temos direito ao adicional de insalubridade que a prefeitura repassa, mas isso não tem chegado até a gente. Essa é a nossa reivindicação”, afirmou ao jornal.

Em nota enviada à imprensa, a Comlurb respondeu que a paralisação já foi finalizada e os caminhões estão circulando normalmente. 

“O impacto foi de um pequeno atraso nos serviços em algumas localidades, uma vez que a Comlurb possui atualmente planos de contingência preparados para estas situações pontuais”, completou a Companhia.

Edição: Mariana Pitasse