ENTREVISTA
por Perfecto Caparas
Nesta entrevista para Pressenza, Caroline Audoir de Valter, fundadora e CEO da Hope for the Children Foundation, discute como sua ONG tem respondido à devastação de COVID – 14 que atinge o povo de Pune, na Índia. Ela narra como a pandemia tem gerado “um aumento na violência doméstica e no abuso sexual, depressão, casamento infantil e milhões de crianças fora da escola”. Caroline lamenta que a segunda onda também deixou cerca de 5, 000 crianças órfãs.
Perfecto Caparas : Como a pandemia impactou sua comunidade local?
Caroline Audoir de Valter : Para o passado 14 anos, a Hope for the Children Foundation tem trabalhado para melhorar a vida de comunidades carentes e marginalizadas, especialmente para crianças, mulheres e jovens em Pune, Índia. A Índia testemunhou uma das medidas nacionais de bloqueio mais extremas, com mais de 1,3 bilhão de pessoas submetidas a um bloqueio estritamente imposto desde março 19, 2020, até 8 de junho, 2020 durante a primeira onda. Como consequência do bloqueio, o transporte público (incluindo trens de longa distância) e as viagens aéreas domésticas e internacionais foram suspensas. Os trabalhadores migrantes foram preparados para caminhar longas distâncias de volta às suas aldeias. A resposta imediata ao anúncio fez com que milhões de trabalhadores migrantes de cidades indianas voltassem para suas residências rurais. A paralisação da atividade econômica significou que esses trabalhadores, que sobrevivem com o salário diário e trabalham no grande setor informal da Índia, não tinham meios de subsistência em seus locais de trabalho, nem os sistemas de apoio familiar de que necessitavam para sobreviver sem uma fonte de renda para um período de tempo prolongado.
PC : De que maneiras a Hope for the Children Foundation tem respondido às necessidades e preocupações da comunidade?
CADV : Com uma população de 7,1 milhões de cidadãos apenas em Pune, era uma alta prioridade fornecer suporte para salvar vidas, como segurança alimentar, assistência médica, aconselhamento para os afetados e possivelmente deslocados devido à pandemia COVID – 19. A Fundação Hope for the Children colaborou estreitamente com o Departamento de Polícia de Pune para fornecer refeições preparadas e grãos de comida para pessoas pobres nas ruas de Pune. Durante a primeira onda, acabou 300, 000 refeições foram distribuídas. Também oferecemos comida e água aos trabalhadores migrantes que saíam de Pune de trem para garantir que ninguém passasse fome na longa jornada.
A Hope for the Children Foundation sempre oferece programas sustentáveis e ajuda os beneficiários a se tornarem autossuficiente; no entanto, durante o bloqueio completo, Pune se tornou a cidade mais afetada do país e tornou-se fundamental aconselhar as comunidades a fim de elevar seu moral, entender o que é a pandemia de COVID e quais precauções devem ser tomadas.
A Índia tem lidado com uma segunda onda da pandemia, com mais de 30 , novos casos de coronavírus (estatísticas retiradas da internet) sendo registrados todos os dias , e você pode entender que o sistema de saúde em toda a Índia ficou sobrecarregado com o número de pacientes que precisam de oxigênio médico e leitos. Neste ponto, a Fundação Esperança para as Crianças iniciou 2 campanhas para arrecadar fundos para o Concentrador de Oxigênio para apoiar os hospitais das Corporações Municipais de Pune e grãos para as famílias que estão lutando porque tantos perderam o emprego novamente.
Ainda estamos bloqueados, mas as coisas estão começando a se normalizar.
PC : Você poderia gentilmente compartilhar seus insights, observações e perspectivas com relação aos trabalhos e serviços focados na pandemia que você e sua organização têm feito?
CADV : Como resultado da pandemia, várias preocupações surgiram, incluindo um aumento na violência doméstica e abuso sexual, depressão, casamento infantil e milhões de crianças fora da escola. No entanto, devido ao enorme número de pessoas que morreram em conseqüência do vírus durante a segunda onda, estamos vendo agora um grande número de órfãos.
O governo está atualmente coletando informações e desenvolver esquemas para auxiliar crianças em seus cuidados e proteção, embora se estima que 5, 000 + crianças tornaram-se órfãs como resultado do COVID.
Desde o início do ano, a Hope for the Children Foundation tem trabalhado em estreita colaboração com o Comitê de Bem-Estar Infantil dos distritos de Pune para apoio 52 Institutos de cuidado infantil que apoiam órfãos e crianças que precisam de proteção. Nutrição, saúde, educação, aconselhamento e reabilitação fazem parte de nossos esforços.
PC : Alguma mensagem que você queira divulgar?
CADV : Se você gostaria de nos apoiar de alguma forma ou saber mais sobre nosso trabalho, pode contacte-nos em [email protected] .
Sobre Perfecto Caparas . Diretor Associado de Programas de Pós-Graduação, Faculdade de Direito Robert H. McKinney da Indiana University, onde atualmente está cursando o Doutorado em Ciências Jurídicas (declarado apenas para fins de comprovação de afiliação e não pretende representar a instituição ou qualquer de suas afiliadas, seja diretamente ou indiretamente). Possui um Mestrado em Direito Americano para Advogados Estrangeiros (IU McKinney School of Law) e um Mestrado em Direito em Direitos Humanos (Universidade de Hong Kong; Honras). Trabalhou como jornalista de Ang Pahayagang Malaya, The Manila Times, The Philippine Post, Pinoy Gazette, UCANews e ISYU Newsmagazine. Membro vitalício da Ordem dos Integrados das Filipinas