Biden anuncia proposta de cessar-fogo de Israel para conflito com Hamas

Plano inclui retirada de tropas, cessar-fogo completo e libertação de reféns

Redacao
Por Redacao
3 Min Read

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que Israel apresentou uma nova proposta de cessar-fogo “global” com o objetivo de encerrar o conflito com o Hamas. A proposta inclui a retirada de todas as forças israelenses do território palestino por seis semanas, um cessar-fogo completo e a libertação de todos os reféns.

O que você precisa saber

  • Proposta de Israel: Cessar-fogo de seis semanas, retirada de tropas e libertação de reféns.
  • Apelo de Biden: Biden pede ao Hamas que aceite o acordo e enfatiza a importância de acabar com a guerra.
  • Fases do Plano: Três fases incluem cessar-fogo inicial, negociações e troca de prisioneiros, e reconstrução da região.

Detalhes da Proposta

A proposta israelense, apresentada ao Catar e ao Hamas, está dividida em três fases:

  1. Cessar-Fogo Inicial e Retirada: Um cessar-fogo de seis semanas com a retirada das forças israelenses das áreas povoadas no território palestino.
  2. Negociações e Troca de Prisioneiros: Durante o período de cessar-fogo, iniciar negociações para finalizar os combates, com a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, além da libertação de mulheres e crianças.
  3. Libertação de Reféns e Reconstrução: A última fase prevê a libertação de todos os reféns em Gaza e um grande programa de reconstrução para a região devastada pelos conflitos.

Apelo de Biden e Repercussão Internacional

O presidente Joe Biden destacou a necessidade de Israel resistir à pressão daqueles que apoiam um conflito “interminável” e mencionou a normalização das relações de Israel com a Arábia Saudita como um objetivo a longo prazo. Biden enfatizou a gravidade da situação humanitária em Gaza, onde civis vivem em condições “infernais”, e a importância de um programa de reconstrução.

Na quinta-feira, o Hamas mostrou disposição para uma trégua, incluindo um “acordo abrangente sobre uma troca” de prisioneiros, mas condicionou isso ao fim dos bombardeios israelenses.

Situação em Gaza e Avanços Militares

Apesar dos apelos internacionais, o Exército israelense confirmou que suas tropas entraram no centro de Rafah na sexta-feira, continuando a ofensiva terrestre iniciada em 7 de maio para eliminar o Hamas. Biden alertou que reconsideraria seu apoio a Israel caso houvesse uma ofensiva em larga escala em Rafah.

Impacto Humanitário

A ONU estimou que antes da operação israelense, 1,4 milhão de pessoas estavam refugiadas em Rafah, com um milhão de pessoas fugindo desde então, segundo a Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA).

Compartilhe esta notícia