O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, não participaram da foto oficial da cúpula do G20, realizada nesta segunda-feira (18), nos jardins do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.
O registro, conhecido como “foto da família”, ocorreu no segunda sessão do encontro, mas as ausências ainda não foram explicadas pelas delegações.
Essa é a primeira imagem oficial de líderes do G20 em dois anos. A última vez que um registro como este foi feito foi na cúpula realizada em Bali, na Indonésia, em 2022. A pandemia de Covid-19 havia interrompido a tradição, e, desde então, os encontros presenciais e os registros oficiais tinham sido adiados.
LEIA TAMBÉM
- Primeiro-ministro do Canadá diz que o presidente do parlamento é o “único responsável” pela homenagem a veterano nazista
- Itália impõe embargo de armas a Israel após ataques em Gaza
- Giorgia Meloni e a falácia de ultradireita light
- Lula e Justin Trudeau conversam sobre comércio e combate às mudanças climáticas
- J19: Fome, negaciocismo e mentiras: cidadãos contaminados por que irão às ruas neste sábado
Na fotografia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anfitrião do evento, aparece ao lado de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul. O cenário escolhido para o registro foi o jardim do MAM, com o Pão de Açúcar ao fundo, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro.
Além dos líderes presentes, o evento conta com delegações de vários países, representando os principais blocos econômicos do mundo. A cúpula discute temas como mudanças climáticas, desigualdades sociais e desafios econômicos globais. O encontro no Brasil marca o encerramento da presidência do G20 pela Índia e a passagem do comando do grupo para a África do Sul, que assume em 2024.
Sem maiores explicações para as ausências, especulações sobre compromissos paralelos ou dificuldades de agenda dos líderes americanos, italianos e canadenses ganharam força nos bastidores da cúpula. Por enquanto, nenhuma das delegações emitiu comunicados sobre o ocorrido.