Velho Continente

Centro mantém maioria na Europa, ultradireita avança

Projeções indicam que centro-direita, centro-esquerda e liberais ainda terão mais assentos.

Sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França.
Sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França.

Bruxelas – As primeiras projeções para as eleições do Parlamento Europeu mostram que o bloco de centro, composto por centro-direita, centro-esquerda e liberais, manterá a maior quantidade de assentos. No entanto, grupos de ultradireita estão ganhando espaço, mas sem desbancar a atual maioria.

O que você precisa saber:

  • Centro-direita: Partido Popular Europeu (EPP) deverá ter 181 cadeiras.
  • Centro-esquerda: Sociais-democratas (S&D) ficarão com 135 assentos.
  • Liberais: Renew terá 82 cadeiras.
  • Ultradireita: Conservadores e Reformistas (ECR) e Identidade e Democracia (ID) ganham força.

Bloco de Centro Mantém Maioria

O Partido Popular Europeu (EPP), de centro-direita, deve conquistar 181 cadeiras, mantendo-se como o maior grupo do Legislativo, seguido pelos sociais-democratas (S&D) com 135 assentos e os liberais do Renew com 82 cadeiras. Juntos, esses grupos formam a principal coalizão de apoio à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.


LEIA TAMBÉM

Avanço da Ultradireita

Os Conservadores e Reformistas (ECR), liderados pela primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, devem aumentar sua bancada para 71 vagas. Outro grupo de ultradireita, o Identidade e Democracia (ID), que inclui o partido da francesa Marine Le Pen, deve ficar com 62 cadeiras.

Desempenho dos Verdes

Os Verdes sofreram uma redução de cerca de 20 assentos, indicando um enfraquecimento em relação às eleições anteriores.

Participação Eleitoral

A eleição contou com a participação de aproximadamente 373 milhões de eleitores dos 27 países da União Europeia. A alocação das 720 cadeiras é proporcional ao tamanho da população de cada país, com Alemanha, França, Itália, Espanha e Polônia elegendo mais eurodeputados.

Função do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu, localizado em Estrasburgo e Bruxelas, é a única instituição da UE eleita diretamente. Ele é responsável por negociar e aprovar leis, aprovar o orçamento da UE e eleger o presidente da Comissão Europeia.

Próximos Passos

Os temas cruciais para os próximos cinco anos incluem defesa, financiamento da transição verde e alargamento do bloco. Após a confirmação dos resultados, os grupos políticos se reunirão para formar as bancadas entre 18 de junho e 3 de julho. A nova legislatura começa em julho, com a eleição do novo presidente do Parlamento.