30.2 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioMundoEUA afirmam que "tempo está se esgotando" para acordo nuclear com Irã

EUA afirmam que “tempo está se esgotando” para acordo nuclear com Irã

Washington, 13 out (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que Washington se prepara para buscar “outras opções” com o Irã, ao advertir nesta quarta-feira que “o tempo está se esgotando” para que o país islâmico volte às condições estabelecidas no acordo nuclear.

As declarações de Blinken foram feitas em entrevista coletiva ao lado dos ministros das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, e dos Emiratos Árabes, Abdullah bin Zayed al Nahyan, na sede do Departamento de Estado.

“Estamos preparados para buscar outras opções, caso o Irã não mude o seu curso”, ressaltou o chefe da diplomacia americana.

Blinken ressaltou que os EUA continuam considerando “a diplomacia o modo mais efetivo” para tratar este assunto e admitiu que viu “vontade” por parte do Irã.

O tempo está se esgotando”, comentou.

De acordo com Blinken, o Irã está enriquecendo urânio a 20% de pureza, inclusive a 60%, chegando a um ponto em que os benefícios que os EUA obteriam ao regressarem ao acordo não seriam os mesmos que os alcançados quando o pacto foi fechado, em 2015.

Consequentemente, destacou que o Irã está violando gravemente as suas obrigações nos termos do acordo nuclear.

O acordo foi assinado em 2015 entre Irã, EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, mas Washington abandonou o pacto unilateralmente em 2018 sob a presidência de Donald Trump (2017-2021) e reinstituiu sanções contra Teerã.

Esse pacto limitava o programa atômico do Irã em troca da suspensão das sanções internacionais, motivo pelo qual a decisão dos EUA de reintroduzir medidas punitivas em 2018 deixou o acordo gravemente enfraquecido.

Em abril deste ano foram iniciadas negociações com seis países em Viena, incluindo os EUA indiretamente, para trazer Washington de volta ao pacto e fazer com que o Irã cumpra o acordo. No entanto, as conversas foram suspensas depois que o novo presidente iraniano, Ebrahim Raisi, chegou ao poder em agosto. EFE

Relacionadas

Confira outros assuntos:

Mais Lidas

Parimatch Cassino online