A representante dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, acusou hoje (30) o Hamas de lançar 70 foguetes contra Israel nesta terça-feira (29). “Quem de nós aceitaria 70 foguetes lançados contra seu próprio país? Todos nós sabemos a resposta pra isso. Ninguém”, A denúncia foi apresentada em reunião convocada pelo seu país no Conselho de Segurança da ONU.
Durante seu discurso, Nikki Haley questionou os outros membros do Conselho de Segurança por não se juntarem à condenação e disse que grupos terroristas como Hamas geralmente são condenados pela organização, mas quando o ataque é contra Israel, o padrão de conduta é “diferente”.
A reunião emergencial do Conselho foi convocada pelos Estados Unidos para falar sobre o que chamou de “atividades perigosas e destrutivas da organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza”. Nikki Haley disse que os Estados Unidos haviam elaborado um parecer condenando o grupo, mas ele foi bloqueado.
Segundo a representante norte-americana, o ataque do Hamas não resultou em mortes, mas deixou muitos feridos. Ainda segundo ela, um dos foguetes atingiu a área de lazer de um jardim de infância. “O povo de Gaza não precisa de proteção de ataques de fora. O povo de Gaza precisa de proteção contra o Hamas”, disse ela.