George Anthony Devolder Santos, deputado cassado nos Estados Unidos, se declarou culpado de acusações de fraude durante audiência judicial na segunda-feira (19). O ex-parlamentar é acusado de lavagem de dinheiro e uso de verba de campanha para pagar despesas pessoais, como aplicação de botox, compras de produtos de luxo e pagamento para plataforma de conteúdo adulto. Ele também é acusado de receber benefícios para desempregados durante a pandemia, apesar de ter continuado trabalhando.
A sentença de condenação só deve ser conhecida em fevereiro de 2025. Segundo a agência de notícias Reuters, a pena pode ser de até 22 anos de prisão.
LEIA TAMBÉM
Inicialmente, ele se declarou inocente. Porém, desde que foi cassado, vinha negociando a confissão, que finalmente foi realizada na segunda-feira (20), durante audiência judicial em Nova York. “Lamento profundamente minha conduta e o dano que ela causou. Aceito total responsabilidade por minhas ações”, declarou Santos. A atitude deve ajudá-lo a atenuar possíveis penas.
Segundo a Associated Press, ele pode ser preso e também ter que pagar US$ 370 mil – equivalente a R$ 2 milhões.
Quem é George Santos?
Filho de brasileiros, foi o primeiro candidato assumidamente gay a ser eleito deputado pelo partido Republicano, o mesmo de Donald Trump. Conforme noticiado pelo Diário Carioca, em 2023, recebeu uma comitiva de políticos brasileiros, liderada por Eduardo Bolsonaro (PL). Nascido em Nova Iorque, no dia 22 de julho de 1988, Santos também morou em Niterói.