Fórum UE-América Latina e Caribe acontece em Bruxelas

Evento acontece em Bruxelas (Bélgica) e online nos dias 13 e 14 de julho de 2023

Redacao
Por Redacao
5 Min Read

10 de julho de 2023 – Bruxelas, Bélgica. Nos bastidores da cúpula UE-CELAC, que será realizada em 17 e 18 de julho, a UE está organizando o Fórum UE-América Latina e Caribe, em Bruxelas (Bélgica) nos dias 13 e 14 de julho de 2023.

O Fórum UE-América Latina e Caribe reunirá jovens, autoridades locais e organizações da sociedade civil de ambos os continentes para discutir como as regiões podem ser parceiras para o futuro e construir soluções conjuntas para os desafios mais urgentes da atualidade. Haverá um “Dia da Juventude”, em 13 de julho.

Com o Global Gateway, oferta positiva da UE para que os países parceiros estabeleçam conexões confiáveis e sustentáveis, o objetivo do Fórum UE-América Latina e Caribe é promover um diálogo inclusivo com atores não-estatais e discutir oportunidades de construir um futuro sustentável e inclusivo para ambas as regiões. O resultado esperado é a preparação de recomendações antes da Cúpula UE-CELAC e uma cooperação mais próxima entre atores não-estatais e organizações de jovens de ambas as regiões.

Nas palavras do Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: “A parceria estratégica UE-ALC é mais importante do que nunca. Somos aliados para fortalecer a ordem internacional baseada em regras, defender juntos a democracia, os direitos humanos e a paz e segurança internacional. Também temos interesse em fortalecer nossa parceria e engajamento político, combater as mudanças climáticas e levar adiante uma transformação digital inclusiva e centrada no ser humano, ao mesmo tempo em que impulsionamos o investimento e uma cooperação mais estreita”.

Nesse contexto, a Comissária Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen disse: “a UE e a América Latina e o Caribe são parceiros naturais, que devem tornar-se também parceiros de escolha. Podemos trabalhar juntos para colocar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de volta aos trilhos. A Global Gateway é fundamental para cumprir esse compromisso e combater as desigualdades. A proposta de hoje para uma parceria fortalecida colocará as pessoas em seu centro, promovendo o empoderamento de jovens e mulheres, maior mobilidade e conexões interpessoais.

O Fórum UE-LAC abordará várias áreas prioritárias:

  • Crescimento econômico sustentável para o desenvolvimento humano: intensificar os esforços conjuntos para uma recuperação socioeconômica robusta e sustentável que promova a igualdade e a inclusão social, por meio da educação e capacitação, com foco particular nas mulheres e nos jovens.
  • Digital: A UE, a América Latina e o Caribe têm um interesse comum em buscar políticas digitais que capacitem pessoas e empresas a construírem um futuro digital mais próspero, sustentável e centrado no ser humano, por meio da Agenda Digital UE-ALC.
  • Reforçar a cooperação em direitos humanos, incluindo a não discriminação e a igualdade de gênero, e defender uma proteção mais proeminente para defensores dos direitos humanos e jornalistas, ao mesmo tempo em que propõe esforços conjuntos para promover a democracia, o estado de direito, a boa governança, bem como a paz global e segurança.
  • Uma parceria vibrante: o envolvimento com a juventude na América Latina e no Caribe será aumentado por meio de iniciativas como os Youth Sounding Boards em nível nacional, intensificando a colaboração em educação e pesquisa (Erasmus+), promovendo a mobilidade circular com base no Pacote de Habilidades e Talentos, incentivando redes interculturais e iniciativas conjuntas.

AGENDA

Data: 13 e 14 de julho de 2023

Local: Tour & Táxi (Maison de la Poste), Bruxelas (Bélgica) e online

Participantes:

  • Comissária Europeia para Parcerias Internacionais, Sra. Jutta Urpilainen
  • Comissário Europeu para Gerenciamento de Crises, Sr. Janez Lenarčič
  • Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sra. Dubravka Šuica
  • Ministro Espanhol de Assuntos Exteriores, Sr. José Manuel Albares Bueno
  • Representantes de organizações da sociedade civil (OSC), autoridades locais e organizações de jovens

O evento será híbrido (presencial e online), com sessões-chave à tarde, para que os participantes na América Latina e no Caribe possam participar do maior número de sessões.

O programa ao longo dos dois dias de trabalho incluirá sessões plenárias e painéis. Os temas explorados serão coesão social e desigualdades, educação, saúde, cultura, gênero, juventude, direitos humanos e democracia, economia sustentável e inclusiva, transição verde e digital justa. Está prevista interpretação nos idiomas inglês, português, espanhol e francês.

Para participar, registre-se em: https://international-partnerships.ec.europa.eu/eu-latin-america-and-caribbean-forum-partners-change_pt

Para assistir ao vídeo sobre o evento, acesse https://audiovisual.ec.europa.eu/en/video/I-243925.

Assuntos:
Compartilhe esta notícia