Rio de Janeiro – Líderes mundiais do G20 participaram nesta terça-feira (19) da nova “foto de família” oficial da Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro.
Na imagem, estavam presentes o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, ausentes na foto inicial tirada na segunda-feira (18).
Por outro lado, o presidente da Argentina, Javier Milei, não compareceu para a nova fotografia. O motivo da ausência do líder argentino não foi confirmado.
Organização da nova foto
Diferente da primeira foto, que teve como fundo o Pão de Açúcar, a imagem desta terça contou com um painel mostrando uma vista aérea do Rio e os dizeres “Cúpula do G20 Rio”, em inglês.
O palanque também exibia a frase “Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza”, iniciativa lançada durante o encontro com 148 membros fundadores, incluindo 82 países, União Europeia e União Africana, além de 64 organizações internacionais e instituições financeiras.
Lula, anfitrião da cúpula, ficou na primeira fileira ao lado de Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, que presidiu o G20 em 2023, e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, que sediará o evento em 2025.
Ausências e ajustes
Na primeira foto oficial, Biden, Trudeau e Meloni não participaram devido a atrasos e reuniões bilaterais.
Uma autoridade da Casa Branca afirmou que Biden perdeu a foto inicial “por questões logísticas” e negou que a ausência tenha relação com a presença de Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, representando Vladimir Putin na cúpula.
Segundo informações do governo brasileiro, Meloni chegou atrasada, mas não há detalhes sobre os motivos. Biden e Trudeau estavam em uma reunião bilateral momentos antes.
Entenda, saiba mais tire suas dúvidas
Por que a “foto de família” foi refeita?
Para incluir líderes ausentes na primeira imagem, como Biden, Trudeau e Meloni.
Quem não participou da nova foto?
O presidente da Argentina, Javier Milei, não compareceu.
Qual foi o tema central destacado no palanque?
A frase destacava a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do G20.
Qual o propósito das fotos oficiais?
Elas simbolizam a união dos países-membros do G20 e registram os líderes reunidos.