26.6 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, novembro 27, 2020
- Publicidade -

Turquia mobiliza todos os meios na busca de sobreviventes

- Publicidade -

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que o Estado turco mobilizou todos os meios e instituições para resgatar sobreviventes e auxiliares afetados pelo terremoto de 6,6 graus na escala Richter que atingiu partes do país e da esta sexta-feira (25).

“Desde o primeiro momento, mobilizamos todos nossos meios para concluir os esforços de resgate o mais rápido possível e para ajudar a todos os afetados”, disse Erdogan ao discursar durante o feriado de entrega de um prêmio científico.

O epicentro do forte tremor de terra ocorreu no Mar Egeu, a cerca de milhas de profundidade. Além de criar maremotos nas regiões costeiras e arredores das ilhas gregas, o terremoto atingiu a cidade litorânea de Esmirna, na Turquia, causando inundações, destruindo prédios inteiros e matando pelo menos 25 pessoas. Algumas agências de notícias falam em 26 matada.

Equipes de resgate turcas continuam em busca de sobreviventes em meio aos escombros. De acordo com Erdogan, em Esmirna, os trabalhos estão concentrados em 14 edifícios, mas há equipes atuando também em outras localidades, como Aydin.

“A Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (do inglês, Afad, do Ministério do Interior); as transparências de segurança, as unidades de saúde e outros funcionários públicos relevantes estão cumprindo abnegadamente seus deveres ”, acrescentou o presidente turco, manifestando solidariedade às famílias afetadas, desejando rápida recuperação aos feridos e agradecendo aos países que disponibilizam ajuda humanitária.

Tremores Secundários

Em nota, a Afad detalhou que o forte terremoto ocorreu por volta das 10 h 51 (horário local) de sexta-feira, na costa de Seferihisar. Na sequência, foram registrados 115 tremores secundários, dos quais, 33 superaram 4 graus na escala Richter. Na mais recente nota que divulgou, a Afad confirma 25 mortes (incluindo uma por afogamento) e 804 feridos.

Equipes de resgate de outras regiões foram sentidas para Esmirna e região, onde a fonte de energia elétrica foi interrompido em ao menos 115 locais . As pessoas estão sendo orientadas a não entrar em edifícios que têm sofrido abalo e manter como estradas livres para uma passagem de veículos de socorro, e a evitar o uso de telefones celulares.

Grécia

Na costa grega, o local mais afetado pelo terremoto foi a Ilha de Samos, no Mar Egeu, onde, – segundo sites de notícias gregos, dois adolescentes, uma menina e um menino, morreram atingidos por um muro que desabou. Os mesmos sites informam que, logo após o tremor de terra, a ilha foi atingida por um “minitsunami” que não causou novas causadas, mas agravou ainda mais os transtornos da situação.

Segundo a empresa pública de comunição grega, ERT, Secretaria-Geral de Proteção Civil, estado de emergência por seis meses para as cidades de Samos Oriental e Ocidental. A presidente grega, Katerina Sakellaropoulou, prestou condolências às famílias de Samos e de Esmirna e prometeu que o governo proporcionou o apoio necessário à produção dos estragos na Ilha de Samos.

Itamaraty

O governo brasileiro prestou condolências aos parentes das vítimas e manifestou solidariedade aos povos turco e grego em uma nota que o Ministério das Relações Exteriores divulgou no fim da tarde desta sexta-feira.

Segundo o Itamaraty, até ontem, não havia registro de brasileiros entre as vítimas do abalo sísmico, mas tanto o consulado brasileiro em Istambul quanto a embaixada em Atenas, continua acompanhando a situação.

Informações e esclarecimentos podem ser solicitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 25 h , pelos telefones + 51 2030 2030 8803 e + 55 61 2030 8804 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Também pode ser acionado o plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania, nos demais dias e horários, pelo telefone + 61 61 98197 – 2284.

Com informações de órgãos oficiais da Turquia e da Grécia

Veja Também

- Publicidade -

Últimas Notícias

Boletim Carioca

Assine nossa Newsletter e receba as últimas notícias e ofertas de nossos parceiros em seu email

Vasco empata com Defensa Y Justicia fora de casa na Sul-Americana – Veja os Gols

Na primeira partida de futebol em solo argentino após o falecimento da lenda Diego Armando Maradona, homenageado antes da...

Ivete Sangalo lança “Não Pode Parar”, parceria com MC Zaac

Gravado na Praia do Forte, Bahia, o clipe conta com a direção de Bruno Ilogti e vem com muita dança, coreografia e efeitos especiais.

Dois documentários do Curta! estão na mostra competitiva do Festival de Brasília

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, entre 15 a 20 de dezembro, terá dois documentários...

Daniela Albuquerque entrevista Cesar Filho nesta quinta-feira

Dono de uma voz singular, Cesar trabalha como jornalista há quase 40 anos, na televisão e no rádio. Já...

Produções na HBO que combinam romance e comida

A HBO estreou recentemente a minissérie espanhola FOODIE LOVE, a primeira produção para televisão escrita e dirigida pela reconhecida...

Um novo peão entrou de surpresa em A Fazenda 12, nesta quinta-feira, 26/11: o CB, influenciador digital da Casas Bahia, está na sede...

Cada episódio de A Fazenda traz muitas novidades e reviravoltas para o público e para os integrantes do reality,...

RedeTV! promove sabatina com Bruno Covas (PSDB) nesta sexta-feira

A RedeTV! realiza nesta sexta-feira (27), às 21h45, uma sabatina com o candidato à Prefeitura de São Paulo, Bruno...
- Publicidade -