Joe Biden - Foto: Reprodução Twitter

O presidente eleito dos Estados Unidos,  Joe Biden , preparou dezenas de decretos que planeja assinar nos primeiros dez dias no poder, incluindo uma dezena de ordens que assinará nesta quarta-feira, dia de sua posse, uma de suas conselheiros.

Além de enviar no dia de sua posse ao Congresso uma proposta de reforma da imigração que incluirá um caminho para a cidadania para 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos e instar o Congresso a aprovar  seu plano de estímulo econômico de 1,9 trilhões de dólares , Biden tomará várias ações unilateralmente.

Os decretos do primeiro dia 

Essas medidas incluem um decreto para  devolver os Estados Unidos ao Acordo de Paris sobre o clima  e outro que encerrará o veto do presidente  Donald Trump  à  entrada de viajantes de vários países de maioria muçulmana .

Também vai ordenar a prorrogação da moratória sobre o pagamento de empréstimos estudantis no país,  estender as restrições a despejos e execuções hipotecárias e declarar o uso obrigatório de máscaras contra a COVID-19 em propriedades federais e transportes que cruzam fronteiras estaduais.


O anúncio foi feito neste sábado pelo  que será o chefe de gabinete de Biden na Casa Branca, Ron Klain , em carta distribuída pela equipe de transição.

No dia seguinte à inauguração, quinta-feira, 21, Biden assinará uma série de decretos relacionados à pandemia  COVID-19 , com foco na reabertura de escolas e empresas com segurança, mitigando infecções por meio da ampliação dos testes de coronavírus e estabelecer padrões claros de saúde pública, explicou Klain.

Na sexta-feira, dia 22, o agora presidente eleito pedirá a seu gabinete que tome “medidas imediatas para fornecer alívio econômico às famílias trabalhadoras que sofreram o impacto desta crise”, acrescentou.

Reunindo famílias separadas na fronteira 

Entre segunda-feira, 25 e 1º de fevereiro, Biden assinará mais decretos, incluindo alguns focados em “restaurar a dignidade do sistema de imigração e das políticas de fronteira”, e “iniciar o difícil mas crucial processo de reunir famílias separadas na fronteira. Klain indicou.

No início de dezembro, um grupo de advogados que trabalhava para reunir famílias de  migrantes  afetadas pela política de “tolerância zero” de Trump disse  que ainda não haviam encontrado os pais de cerca de 628 crianças  separadas deles na fronteira em 2017 e 2018, de acordo com a NBC News.

Naquela primeira semana inteira no poder, Biden também tomará medidas para “enfrentar a crise climática com a urgência exigida pela ciência”, “expandir o acesso à saúde” para pessoas de baixa renda e “reformar o sistema de saúde. justiça criminal “, avançou Klain.

Biden também deve  falar por telefone com vários líderes de outros países  e “tomar medidas para restaurar o lugar da América no mundo”, concluiu.

Novos Conselheiros Científicos 

A carta de Klain veio logo após Biden apresentar os que farão parte de sua equipe científica, incluindo um assessor presidencial de ciência  que, se confirmado pelo Senado, passará a integrar  o gabinete, algo que nunca havia acontecido e com o qual o presidente eleito deseja sublinhar a importância que este assunto tem para ele.

O indicado para se tornar esse conselheiro  é o geneticista Eric Lander , principal líder do Projeto Genoma Humano, que entre 1990 e 2003 conseguiu mapear todos os genes humanos.

Ele também designou Alondra Nelson como o “número dois” de Lander; e Frances Arnold e Maria Zuber – a primeira mulher americana a ganhar um Prêmio Nobel de Química, e a primeira mulher a liderar uma missão da nave espacial da NASA, respectivamente – como co-presidentes do Conselho de Consultores Presidenciais em Ciência e Tecnologia.

Em uma cerimônia em Wilmington, Delaware, Biden disse que queria que esses conselheiros fossem os últimos a ele nomear antes de chegar à Casa Branca porque eles são “os que terão o maior impacto” no futuro das crianças do país.

Informações da Rtve.es

Redação do Diário Carioca

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *