• Anuncie
  • Contato
quinta-feira, março 4, 2021
29 °c
Rio de Janeiro
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
Diário Carioca
Sem resultados
ver todos os resultados
- Publicidade -
Diário Carioca Mundo

Em carta a Biden, movimento de solidariedade a Cuba pede fim de bloqueio econômico

Por Brasil de Fato
publicado há 2 semanas
em Mundo
Templo de Leitura:6minutos
A A
em-carta-a-biden,-movimento-de-solidariedade-a-cuba-pede-fim-de-bloqueio-economico
172.2k
Ações
302.1k
Views
FacebookTwitterWhatsapp
- Publicidade -

Leia Também

Bolívia se prepara para eleições regionais do próximo domingo (07)

Profissionais de 11 países lançam rede contra violência psicológica no meio artístico

O Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba publicou uma carta aberta, nesta quarta-feira (17), endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exigindo o fim imediato do bloqueio econômico contra Cuba, além da retirada do país da “Lei do Comércio com o Inimigo” e da lista de patrocinadores do terrorismo. 

::Entidades brasileiras pressionam Trump pelo fim do bloqueio econômico a Cuba::

“Instamos a eliminação de todas e cada uma das leis e decretos que defendem o Bloqueio a Cuba, a fim de restabelecer relações políticas e comerciais legítimas, sem pressão ou ingerência, baseadas no respeito mútuo e nas leis internacionais para a convivência pacífica dos povos”, defende o movimento. 

No congresso estadunidense, os senadores Ronald Wyden, Patrick Leahy, Richard Durbin e Jeff Merkley propuseram, na primeira semana de fevereiro de 2021, a Lei de Comércio entre os Estados Unidos e Cuba 2021, apontando para a responsabilidade do congresso em melhorar as relações entre os dois países. Da mesma maneira, o Alto Representante para a Política Exterior da União Europeia, Joseph Borrell, pediu que Joe Biden eliminasse o bloqueio econômico e comercial contra Cuba.

Leia mais: Cuba inicia nova fase de testes de segunda vacina contra covid-19

Ainda na primeira semana de fevereiro deste ano, a Assembleia da União Africana votou por unanimidade a favor da Resolução para a Cessação Imediata do Bloqueio, manifestando-se contra o bloqueio e em solidariedade à Cuba.

Nessa linha, o movimento afirma em carta que a “interdependência  acentuada  entre os povos em um mundo globalizado exige a não agressão unilateral por parte de países econômica e militarmente mais poderosos contra outros povos para submetê-los com bloqueios, sanções e medidas coercitivas unilaterais, guerras de quarta geração, campanhas  midiáticas, para obrigar sua soberania e recursos estratégicos ao serviço e controle de grandes corporações transnacionais; legado genocida do passado selvagem de impérios, metrópoles coloniais, feudais e escravistas”. 

Leia a carta na íntegra: 

“Mensagem aberta dirigida ao Sr. Presidente Joseph Biden, ao Congresso e ao Povo dos Estados Unidos da América.

Nós, homens e mulheres do continente americano, vozes dos movimentos nacionais de amizade e solidariedade com o povo irmão de Cuba, assim como  de milhões de pessoas defensores da vida, da paz, dos direitos humanos e das causas mais nobres da humanidade, saudamos fraternalmente o povo estadunidense, reiterando que o direito dos povos do mundo ao manejo soberano de seus recursos, exigem o mais estrito respeito às normas internacionais estabelecidos, para a convivência  pacífica e ao bem-estar da humanidade. Exigimos a cessação imediata no ano de 2021 do Bloqueio genocida do Governo dos Estados Unidos contra o Povo de Cuba há mais de 60 anos.

Leia também: Cuba diz ter desmontado tentativa de ‘golpe’ ao desarticular movimento em Havana

A  interdependência acentuada entre os povos em um mundo globalizado exige a não agressão unilateral por parte de países econômica e militarmente mais poderosos contra outros povos para submetê-los com bloqueios, sanções e medidas coercitivas unilaterais, guerras de quarta geração, campanhas midiáticas, para obrigar sua soberania e recursos estratégicos ao serviço e controle de grandes corporações transnacionais; legado genocida do passado selvagem de impérios, metrópoles coloniais, feudais e escravistas. Hoje capitalistas neoliberais, cujas consequências insustentáveis marcam a asfixiante desigualdade responsável pelo saque, a pobreza absoluta, a miséria, a fome, a morte por doenças curáveis da grande maioria da população mundial.

Nós nos perguntamos: qual poderia ser o papel do povo e do governo estadunidense na profunda crise global das próximas décadas, depois do pesadelo amplificado nos últimos quatro anos, por um regime delinquente, que causou tanto sofrimento, o que tem significado, para os Estados Unidos e o resto da comunidade global?

::Por que EUA não suspendem bloqueio contra Cuba em meio à pandemia global?::

Hoje, em meio à devastação causada pela pandemia de Covid-19, é imperativo o levantamento da multifacetada guerra econômica, financeira e comercial contra o povo irmão de Cuba. São seis décadas de horror, que apesar de seus diferentes e perversos refinamentos, não conseguiu dobrar a determinação inabalável de seu povo, o que tem causado danos em seu desenvolvimento, perdas de vidas humanas por ações terroristas organizadas por grupos mercenários com base em Miami, como o ato terrorista contra o avião da Cubana de Aviación em outubro de 1976, cujo genocida confesso, o terrorista Luis Posada Carriles, a serviço da CIA, nunca foi processado nos Estados Unidos. Os custos econômicos e os excessos de custo para o povo cubano em seis décadas ultrapassam US$ 90 bilhões, segundo cálculos do governo cubano.

O herói nacional de Cuba, José Martí, um dos pensadores mais brilhantes, da história da humanidade expressou no século 19, durante a guerra de Cuba contra o colonialismo espanhol; “Quem se levanta hoje por Cuba, se levanta para todos os tempos”.

Durante este ano, o trabalho profissional e eficaz das Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve levaram  amor, esperança e saúde a mais de  40 países em todos os continentes, salvando centenas de vidas e iniciando campanhas preventivas exitosas, produto de seu alto desenvolvimento científico e um sistema de saúde avançado , apesar do contínuo recrudescimento do bloqueio e das sanções extraterritoriais contra terceiros países, que tentaram,  em seu legítimo direito, estabelecer acordos comerciais com Cuba; alguns essenciais para a vida de homens, mulheres, crianças e idosos.

No plano internacional, há 27 anos, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), cerca de 97% dos países, inclusive os tradicionalmente aliados da Casa Branca, votam massivamente pelo levantamento desta guerra injusta e desumana, verdadeira vergonha para a humanidade. Ano após ano, por quase três décadas (1992-2020), sucessivas resoluções da ONU, até então não cumpridas pelos Estados Unidos, tem isolado o governo estadunidense da comunidade internacional, ficando apenas com o indesejável apoio de Israel, dado o infame dossiê sobre sua ocupação genocida da Palestina.

::Conheça o novo plano econômico de Cuba que entrará em vigor em 2021::

Na primeira semana de fevereiro de 2021, o senador Ronald Wyden (D-Ore.), Juntamente com seus colegas Patrick Leahy (D-Vt), Richard Durbin (D-Ill) e Jeff Merkley (D-Ore.), propuseram no Senado dos Estados Unidos, a Lei de Comércio entre os Estados Unidos e Cuba 2021, observando que “o Congresso tem uma obrigação moral e econômica para com o povo estadunidense de melhorar as relações entre os Estados Unidos e Cuba”;  Em Bruxelas, o Alto Representante para a Política Exterior  da União Europeia, Joseph Borrell, instou o Presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, a “eliminar o bloqueio econômico e comercial contra Cuba”.

A Assembleia da União Africana composta pelos Chefes de Estado e de Governo dos 55 países, em 07/02/2021, votou por unanimidade, tal como tem feito nos últimos 12 anos, a Resolução para a Cessação Imediata do Bloqueio, manifestando sua solidariedade e preocupação ao povo cubano, vítima desta prática criminosa em pleno século XXI.

Portanto, o Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba reclama ao governo dos Estados Unidos a anulação das leis Torricelli e Helms Burton, que retire imediatamente Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo e da “Lei do Comércio com o Inimigo”, que é renovável anualmente para sustentar o contínuo  bloqueio genocida.

Leia ainda: Caravana de comemoração dos 62 anos da Revolução Cubana chega a Havana

Instamos a eliminação de todas e cada uma das leis e decretos que defendem o Bloqueio a Cuba, a fim de restabelecer relações políticas e comerciais legítimas, sem pressão ou ingerência, baseadas no respeito mútuo e nas leis internacionais para a convivência pacífica dos povos.

Da mesma forma, o Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba reclama ao Senhor Presidente Biden que responda ao Governo de Cuba, a respeito dos autores materiais e intelectuais da agressão terrorista cometida contra a sede da embaixada em Washington DC, em maio de 2020.

Por fim, reiteramos Senhor Presidente, nosso total apoio à devolução do território ocupado ilegalmente pela Base Naval de Guantánamo, há mais de um século.

Está em suas mãos, Senhor Presidente Biden, pôr fim a este cruel bloqueio de 60 anos, que enluta a história da humanidade. NUNCA MAIS! É O TEMPO DOS POVOS!!! NÃO MAIS BLOQUEIOS NEM SANÇÕES UNILATERAIS CONTRA NENHUM POVO NO PLANETA!!! VIVA A SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS!!!

Respeitosamente,


Movimento Continental Latino-Americano e Caribenho de Solidariedade com Cuba e os Movimentos de Solidariedade com Cuba na América Latina e no Caribe.

17 de fevereiro de 2021”.

Edição: Rogério Jordão


Tudo sobre: CubaEstados UnidosJoe Biden
Notícia anterior

Pouso da Perseverance em Marte está previsto para amanhã

Próxima notícia

Decretos de Bolsonaro sobre armas têm resistência entre aliados do próprio governo

Mais Notícias

migrantes-bloquean-la-frontera-entre-brasil-y-peru;-hay-riesgo-de-nuevo-conflicto

Migrantes bloquean la frontera entre Brasil y Perú; hay riesgo de nuevo conflicto

Desde hace más de diez días existe un conflicto en la frontera entre Brasil y Perú, en el que los...

oim-recebeu-107-pedidos-de-imigrantes-para-retorno-a-seus-paises

OIM recebeu 107 pedidos de imigrantes para retorno a seus países

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registrou, nos primeiros dois meses deste ano, 107 pedidos de retorno voluntário de...

Joe Biden - Foto: Reprodução

Governo dos EUA revoga restrições de vistos de imigrantes

Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, explica os principais pontos das medidas tomadas pelo presidente Joe Biden

laboratorio-argentino-fecha-acordo-com-a-russia-para-producao-da-vacina-sputnik-v

Laboratório argentino fecha acordo com a Rússia para produção da vacina Sputnik-V

O laboratório argentino Richmond assinou um memorando de entendimento com o Fundo de Investimento Direto (RDIF) da Rússia para começar...

africa-do-sul-aumenta-pressao-em-defesa-da-quebra-de-patentes-de-vacinas-contra-covid

África do Sul aumenta pressão em defesa da quebra de patentes de vacinas contra covid

A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu sequência do debate sobre a proposta de quebra de patente das vacinas contra o...

egito-recebe-doacao-de-300-mil-doses-da-vacina-chinesa-sinopharm-contra-a-covid-19

Egito recebe doação de 300 mil doses da vacina chinesa Sinopharm contra a covid-19

Nesta semana, o Egito recebeu o segundo lote de vacinas da chinesa Sinopharm contra a covid-19. O carregamento com 300...

Cristina Boner mostra nova estratégia da GAP

A nova estratégia da GAP

Gap deve investir $ 140 milhões para construir um armazém no Texas à medida que as vendas online aumentam, compartilhou...

Bruna Boner mostra guerra Austrália versus Facebook

A guerra Austrália versus Facebook

A proibição do gigante da tecnologia de os australianos procurarem notícias em sua plataforma sugere que o controle equitativo das...

damares-diz-na-onu-que-abrace-o-marajo-sera-modelo-na-amazonia

Damares diz na ONU que Abrace o Marajó será modelo na Amazônia

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse, durante sua participação na 46ª sessão do Conselho de...

damares-diz-na-onu-que-abrace-o-marajo-sera-modelo-na-amazonia

Damares diz na ONU que Abrace o Marajó será modelo na Amazônia

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse, durante sua participação na 46ª sessão do Conselho de...

Veja Mais
Próxima notícia
decretos-de-bolsonaro-sobre-armas-tem-resistencia-entre-aliados-do-proprio-governo

Decretos de Bolsonaro sobre armas têm resistência entre aliados do próprio governo

Últimas Notícias

Clonagem de WhatsApp continua fazendo vítimas - Pexels
Tecnologia

Golpe de clonagem de WhatsApp continua fazendo vítimas no Brasil

Televisão

Arcanjo Renegado – A hora e a vez da Capitã Luciana

Marcelo Alves foi dispensado do Vasco da Gama
Vasco da Gama

Reforços do Vasco: Cabo dispensa Marcelo Alves e indica zagueiros de sua confiança

Decisões foram tomadas pelo prefeito após a degradação do sistema de transporte - Divulgação/Prefeitura
Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio de Janeiro fará licitação do BRT

Governo Presente: Hospital Modular de Nova Iguaçu será inaugurado em 15/04
Rio de Janeiro

Hospital Modular de Nova Iguaçu será inaugurado em 15/04

Mais Lidas

  • Horóscopo - Diário Carioca

    Horóscopo de quinta-feira 04 de março de 2021

    173095 shares
    Share 69238 Tweet 43274
  • Horóscopo de quarta-feira 03 de março de 2021

    172416 shares
    Share 68966 Tweet 43104
  • Grêmio e Internacional tem interesse na contratação de Talles Magno, do Vasco

    172271 shares
    Share 68908 Tweet 43068
  • Reforços do Vasco: Cabo dispensa Marcelo Alves e indica zagueiros de sua confiança

    172267 shares
    Share 68907 Tweet 43067
  • Reforços do Vasco:: Clube prioriza goleiro, zagueiros e meias

    172239 shares
    Share 68896 Tweet 43060
- Publicidade -
Diário Carioca

© 2021 - Direitos Reservados

Links útei

  • Anuncie
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Quem Somos

Siga-nos

Sem resultados
ver todos os resultados
  • Capa
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
    • Ciência e Ambiente
    • Direitos Humanos
    • Educação
    • Economia
    • Justiça
    • Saúde
  • Mundo
  • Política
  • Esportes
    • Futebol
    • Botafogo
    • Flamengo
    • Fluminense
  • Estilo
    • Tecnologia
    • Carros
    • Viagem
    • Vasco da Gama
  • Horóscopo
  • Pop & Cult
    • Arte
    • Carnaval
    • Cultura
    • Famosos
    • Filmes e Séries
    • Giro Carioca
    • Livros
    • Música
    • Teatro
    • Televisão
    • Novelas

© 2021 - Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .