México e EUA anunciam novo plano conjunto de segurança

México e Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira o fim da Iniciativa Mérida e o início de uma nova aliança sobre segurança e a luta contra o crime organizado chamada Entendimento Bicentenário

Cidade do México, 8 out (EFE).- México e Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira o fim da Iniciativa Mérida e o início de uma nova aliança sobre segurança e a luta contra o crime organizado chamada Entendimento Bicentenário.

“Uma nova etapa está começando. Adeus Mérida, bem-vindo Entendimento Bicentenário”, disse o secretário de Estado das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, no começo de uma reunião com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, na sede da Chancelaria mexicana.

Os governos dos dois países debateram a mudança de estratégia de segurança comum, que até agora tem sido baseada na estratégia militar da chamada Iniciativa Mérida.

“Após 13 anos da Iniciativa Mérida, chegou a hora de uma nova abordagem para nossa cooperação de segurança”, concordou Blinken.

Acompanhado pelo secretário de Segurança Nacional dos EUA, Alejandro Mayorkas, e pelo procurador-geral Merrick Garland, Blinken declarou que os dois países deveriam se concentrar “não apenas no fortalecimento da aplicação da lei, mas também na saúde pública, no Estado de direito e na oportunidade econômica inclusiva”.

Em relação ao novo Entendimento Bicentenário, batizado em homenagem aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países, o secretário das Relações Exteriores mexicano afirmou que “não é um acordo de cooperação qualquer, é uma aliança de segurança”.

Representando o governo mexicano também estavam presentes no encontro os secretários de Segurança, Rosa Icela Rodríguez; Interior, Adán Augusto López; Defesa, Luis Cresencio Sandoval, e Marinha, almirante Rafael Ojeda.

Por sua vez, Rodríguez destacou que ambos os países trabalharam de forma “coordenada” e deveriam continuar trabalhando “juntos” para combater problemas como o tráfico de armas, drogas e pessoas, além da lavagem de dinheiro.

Do lado americano, Mayorkas enfatizou a importância da relação bilateral: “Somos mais do que apenas vizinhos”.

Mais cedo, a delegação americana tomou café da manhã no Palácio Nacional com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que disse que a reunião serviria para “inaugurar uma nova etapa” e estendeu um convite a Joe Biden para visitar o México “quando ele puder”.

Após este diálogo, o próximo passo será desenvolver um plano de ação até 1º de dezembro, com o objetivo de preparar uma estrutura de segurança para os próximos três anos até 30 de janeiro de 2022.

A proposta do México, revelada há alguns dias por Ebrard, consiste em pôr fim à Iniciativa Mérida, um acordo para combater militarmente o tráfico de drogas que começou em 2008 no mandato do ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012).

O governo americano, que durante este tempo repassou mais de US$ 3 bilhões ao México para ajudar suas forças de segurança, explicou que o objetivo é atualizar “a estrutura de segurança”, e admitiu que após 13 anos da Iniciativa Mérida “é hora de uma atualização”. EFE

buy project professional 2016