Rússia critica Uefa por inclusão da Crimeia em mapa ucraniano na logo da Euro

O governo da Rússia criticou nesta quinta-feira a inclusão ao mapa da Ucrânia da península da Crimeia, anexada por Moscou sete anos atrás, no logotipo da edição de 2024 da Eurocopa, que acontecerá na Alemanha

Moscou, 7 out (EFE).- O governo da Rússia criticou nesta quinta-feira a inclusão ao mapa da Ucrânia da península da Crimeia, anexada por Moscou sete anos atrás, no logotipo da edição de 2024 da Eurocopa, que acontecerá na Alemanha.

“A Uefa é uma respeitável entidade, que não deve permitir ser arrastada por provocações de funcionários ucranianos. Que essas ações são provocações, é evidente para todos”, garantiu Maria Zakharova, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, em entrevista coletiva.

A integrante da Chancelaria lembrou da polêmica ocorrida na edição mais recente da Euro, no meio deste ano, quando a seleção ucraniana tinha na camisa um mapa em que constava a região da Crimeia, o que gerou protestos dos russos.

A Uefa acabou permitindo que a antiga república soviética utilizasse o desenho do território no uniforme, em que ainda constava o lema nacionalista “Glória aos heróis”, que Zakharova disse ter utilizado por combatentes que lutaram ao lado dos nazistas nas Segunda Guerra Mundial.

“Não se pode permitir a incursão no esporte de ideias agressivas, revanchistas e extremistas. Pedimos à Uefa que preste a maior das atenções nisto”, indicou a porta-voz.

Ontem, a entidade continental apresentou a logo da Eurocopa de 2024, que acontecerá em dez cidades da Alemanha, entre junho e julho. EFE