Navalny diz que foi classificado na prisão como "extremista" e "terrorista"

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, disse nesta segunda-feira que a prisão onde cumpre pena de dois anos e meio o classificou como "extremista" e "terrorista"

Moscou, 11 out (EFE).- O líder da oposição russa, Alexei Navalny, disse nesta segunda-feira que a prisão onde cumpre pena de dois anos e meio o classificou como “extremista” e “terrorista”.

Em sua conta no Instagram, Navalny explica que foi convocado pela comissão penitenciária para uma reunião na qual o informaram que ele não seria mais classificado como um preso “propenso à fuga”, que implicava em acordá-lo a cada duas horas, mesmo à noite, para verificar se não tinha escapado.

No entanto, imediatamente lhe disseram que agora ele está classificado como “extremista” e “terrorista”, depois que duas organizações fundadas por ele, incluindo o Fundo Anticorrupção (FBK), foram banidas no mês de junho.

Um juiz declarou então o FBK, o Fundo de Proteção dos Direitos do Cidadão (FZPG) e as redes de escritórios de Navalny como “extremistas”.

Ironicamente, o líder da oposição diz estar feliz com esta nova classificação de sua condição de prisão, já que “ninguém verifica” a cada duas horas se ele ainda está na cela.

“Eu estava com medo de que eles exigissem que eu beijasse os retratos do (presidente russo Vladimir) Putin e memorizasse as citações do (ex-presidente Dmitri) Medvedev, mas isso também não é necessário”, brincou.

Em fevereiro, Alexei Navalny foi condenado a 2 anos e meio de prisão por ter violado os termos de sua liberdade condicional enquanto se recuperava na Alemanha do envenenamento sofrido em agosto do ano passado por ordem, diz ele, do Kremlin.

O líder da oposição russa está detido em uma prisão na região de Vladimir, a cerca de 200 quilômetros de Moscou. EFE