Pamela se torna furacão em direção à costa do Pacífico do México

O ciclone Pamela tornou-se nas últimas horas um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson ao se aproximar da costa do estado de Sinaloa, no México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano

Cidade do México, 12 out (EFE).- O ciclone Pamela tornou-se nas últimas horas um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson ao se aproximar da costa do estado de Sinaloa, no México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) mexicano.

“O centro do furacão Pamela, categoria 1 na escala Saffir-Simpson, continua a se fortalecer, ao sul-sudeste da costa da Baixa Califórnia do Sul e a oeste da costa de Jalisco”, detalhou o SMN em seu relatório mais recente.

Às 7h (horário local, 9h de Brasília), o ciclone está localizado a 345 quilômetros ao sul-sudoeste de Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia do Sul, e 355 quilômetros a oeste de Cabo Corrientes, em Jalisco.

Pamela se move para o norte a 20 km/h e registra ventos sustentados de 130 km/h com rajadas de até 160 km/h.

O ciclone “causará chuvas muito fortes com intensas pontuais na Baixa Califórnia e Sinaloa; chuvas pontuais muito fortes em Durango, Nayarit e Jalisco, bem como chuvas pontuais fortes em Sonora e Colima”.

Além de ventos com rajadas de 80 a 100 km/h e ondas de 3 a 5 metros nas costas da Baixa Califórnia do Sul, Sinaloa e Nayarit e ventos com rajadas de 60 a 70 km/h e ondas de 3 a 5 metros na costa de Jalisco, informou o SMN.

“As chuvas provocadas pelo ciclone podem causar deslizamentos de terra, aumento do nível dos rios e córregos e inundações em áreas baixas”, detalhou a agência.

Por esse motivo, pediu à população em geral que tomasse precauções nas áreas dos referidos estados devido a chuvas, ventos e ondas – incluindo a navegação marítima – e que atenda às recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Proteção Civil em cada região.

De acordo com a previsão meteorológica, Pamela irá se fortalecer para um furacão de categoria 2 e atingirá o estado de Sinaloa amanhã, degradando-se posteriormente sobre o território e causando fortes chuvas no país. EFE