Portugal concede cidadania para descendentes de judeus perseguidos durante a inquisição na Europa

Cristina Maya, do canal Vamu Ver!, relata a experiência sobre a busca e solicitação de documentos

Poucas pessoas sabem, mas existem muitas maneiras de iniciar um processo de cidadania para imigrar e viver legalmente em Portugal. Além das modalidades de visto tradicionais e a própria descendência de portugueses, há também outras formas de autorização para morar no país, como a descendência de judeus sefarditas que foram perseguidos durante o período de inquisição na Europa.

A produtora de conteúdo e apresentadora do canal Vamu Ver!, Cristina Maya, é uma das pessoas que seguiu esse caminho. “Conseguir esse documento é fundamental para quem deseja solicitar a cidadania através de antepassados. Para isso, foi necessário fazer uma pesquisa aprofundada da minha árvore genealógica, porque é imprescindível apresentar o vínculo com o familiar que foi perseguido”, ela conta.

Os sefarditas são os descendentes de judeus originários de Portugal e da Espanha, que utilizam o idioma sefardi como língua secundária. Os responsáveis pela emissão do certificado são as comunidades Israelitas de Lisboa ou do Porto e nele constam as comprovações de dados pessoais do solicitante e as informações sobre os antepassados.  Para o envio do documento, a Comunidade pede uma doação de € 500.00 e, caso seja necessário emitir para cônjuge e filhos, o valor passa a € 250.00.

No entanto, para iniciar o processo é fundamental fazer uma pesquisa prévia para saber quais são os familiares que se encaixam nessa categoria. Cristina recomenda o uso de plataformas como os sites MyHeritage ou o Family Search, que possuem ricos bancos de dados.

A apresentadora conta que o processo é simples e muitas pessoas podem fazer de forma autônoma. “É possível encontrar conteúdos de passo a passo da solicitação em diversos sites na internet e nos tutoriais da série Minha Cidadania Portuguesa no canal Vamu Ver! no YouTube. Além disso, atualmente todas as solicitações são feitas online e o envio físico é pelos correios, então não é necessário ir a Portugal para validar ou entregar a documentação”, relata.

Ainda assim, o processo pode necessitar de uma pesquisa ainda mais aprofundada. No caso de Cristina, também houve a contratação de uma genealogista, especialista na busca dessas informações.

A apresentadora documenta todos os passos em seu canal do YouTube para que outras pessoas possam realizar o processo de forma simples. “Para você fazer essa pesquisa e levantamento do certificado, você precisará de tempo, paciência e informação e nessa série de vídeos eu vou trazer diversos conteúdos e pessoas para entrevistas. O próximo passo vou reunir os documentos e enviar para o IRN para pedir a minha cidadania. Acompanhem a série”, ela finaliza.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Redes sociais

Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook

Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter

Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram

YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1

Demais canais da Cristina Maya:

Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7

Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP

I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP

Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF