Cuba envia 1 milhão de doses da vacina Abdala à Nicaragua

Havana, 19 out (EFE).- Cuba enviou um milhão de doses de Abdala, sua vacina contra a covid-19, para a Nicarágua, onde o Ministério da Saúde autorizou o uso emergencial dos imunizantes cubanos para combater o novo coronavírus.

O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba (CIGB) informou nesta terça-feira, pelo Twitter, que o envio está em andamento.

Este envio da vacina cubana faz parte das 7 milhões de doses fabricadas na ilha para a campanha de imunização voluntária contra a covid-19 aplicada à população nicaraguense, de acordo com a imprensa local.

A Autoridade de Regulação Sanitária do Ministério da Saúde nicaraguense aprovou o uso de emergência das vacinas cubanas Abdala e Soberana 02.

A Nicarágua se juntou a outros países como Irã, Venezuela e Vietnã, que já estão administrando vacinas desenvolvidas por instituições científicas cubanas para combater o coronavírus.

Abdala, a primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida na América Latina, tem um esquema de aplicação intramuscular de três injeções em 28 dias. Os ensaios clínicos desta vacina mostraram uma eficácia de 92,2%. Já a Soberana 02 obteve 91,2% de eficácia ao combinar duas doses e mais uma de reforço da Soberana Plus. EFE