EUA afirmam que desejam uma relação "previsível" e "estável" com a Rússia

Bruxelas, 22 out (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse nesta sexta-feira que seu país deseja ter um relacionamento com a Rússia marcado pela “previsibilidade” e “estabilidade”, depois que Moscou decidiu encerrar sua representação diplomática perante a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Acho que o que o presidente (Joe) Biden quer de qualquer relação com a Rússia é previsibilidade e estabilidade”, disse Austin, em entrevista coletiva após a reunião de ministros da Defesa da Otan realizada entre ontem e hoje na sede da Aliança, em Bruxelas.

Ele acrescentou que Washington deseja garantir que “continuemos a apoiar nossos aliados e parceiros em seu desejo de proteger seu território soberano e em aumentar sua resiliência”.

Os ministros da Defesa da Aliança analisaram o progresso da resposta da Otan à crescente ameaça dos sistemas de mísseis russos, ontem, em um novo momento de tensão com Moscou, após sua decisão de encerrar sua missão para a Aliança depois da expulsão de vários de seus diplomatas acusados de espionagem.

“Não refletiremos o comportamento desestabilizador da Rússia. E não temos intenção de lançar novos mísseis nucleares terrestres na Europa”, disse Stoltenberg, ontem, assegurando que a Aliança optou por “um pacote equilibrado de medidas políticas e militares para responder a esta ameaça”.

Isso inclui a melhoria das defesas aéreas e de mísseis, fortalecimento das capacidades convencionais com aeronaves de quinta geração, exercícios de adaptação e inteligência e melhoria da prontidão e eficácia da dissuasão nuclear dos Aliados. EFE