22 C
Rio de Janeiro
8 dezembro, 2021

“Bom católico”, Biden aborda clima e migração em encontro com papa Francisco

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Cristina Cabrejas.

EFE/VATICAN MEDIA
- Publicidade -

Cidade do Vaticano, 29 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, contou que o papa Francisco o considerou “um bom católico” e o recomendou a “continuar recebendo a comunhão”, em longa reunião entre ambos no Vaticano nesta sexta-feira, na qual conversaram sobre a crise climática e políticas de migração.

EFE/VATICAN MEDIA
- Publicidade -

O pontífice e Biden deram as mãos em sinal de amizade enquanto conversavam, segundo imagens fornecidas pelo Vaticano, e houve momentos em que o líder religioso riu das palavras do americano, o segundo presidente católico na história dos EUA a ser recebido por um papa, depois de John Kennedy.

EFE/VATICAN MEDIA
- Advertisement -

Esta cordialidade parece virar a página das relações entre o Vaticano e os Estados Unidos durante a gestão de Donald Trump.

Além disso, o presidente democrata visitou o Vaticano em meio a críticas dos setores mais conservadores da Igreja Católica dos EUA pela sua posição a favor do direito ao aborto, o que não parece ter pressionado a reunião. Perguntado se tinham discutido sobre o direito ao aborto, Biden respondeu que não.

“Não, não discutimos. Acabamos de falar sobre o fato de ele estar contente por eu ser um bom católico e que deveria continuar recebendo a comunhão”, relatou Biden, que se reuniu com o papa durante 75 minutos, excedendo os 50 que o pontífice dedicou a Barack Obama e os 30 reservados a Trump.

CLIMA, PANDEMIA E MIGRANTES.

De acordo com uma nota do Vaticano, durante a reunião privada foram discutidos “o empenho comum na proteção e cuidados do planeta, a situação sanitária e a luta contra a pandemia de covid-19”, mas o papa também insistiu sobre “a questão dos refugiados e a assistência aos migrantes”.

Também foi feita referência à “proteção dos direitos humanos, incluindo o direito à liberdade religiosa e de consciência, e foram abordadas “algumas questões relacionadas com a atualidade internacional, no contexto da próxima cúpula do G20, em Roma”, e o alcance da paz mundial “através de negociações políticas”.

PRISIONEIROS EM CUBA E VENEZUELA.

De acordo com uma declaração da Casa Branca, Biden agradeceu ao pontífice pela “sua defesa em nome dos pobres do mundo e dos que sofrem de fome, conflito e perseguição”, assim como “louvou a liderança do papa no combate à crise climática, sua defesa para assegurar que a pandemia termine para todos através da partilha de vacinas e de uma recuperação econômica global equitativa”.

Biden também enalteceu o chefe da diplomacia vaticana, Pietro Parolin, “pela liderança ativa do Vaticano na luta contra a crise climática, tanto através da advocacia como encorajando a neutralidade climática de centenas de organizações cristãs em todo o mundo”.

O presidente americano abordou os esforços para reunir apoio global à vacinação contra a covid-19 nos países em desenvolvimento e “agradeceu ao Vaticano por falar em nome das pessoas injustamente detidas, incluindo na Venezuela e em Cuba”.

A delegação americana no Vaticano incluiu o secretário de Estado, Antony Blinken, o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e a primeira-dama, Jill Biden.

Biden viajou a Roma para a reunião dos líderes do G20 e também se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Além disso, tem agendado um encontro com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e presidente da França, Emmanuel Macron. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Reino Unido reintroduce restricciones para frenar la expansión de ómicron

Londres, 8 dic (EFE).- El primer ministro británico, Boris Johnson, anunció este miércoles nuevas restricciones al contacto social para evitar la rápida transmisión de...

Centroamérica, excepto Panamá, experimenta una bajada aguda de los contagios de covid-19

Washington, 8 dic (EFE).- Los países de Centroamérica, excepto Panamá, han experimentado "una bajada aguda" de los contagios de covid-19 en la última semana,...

La IATA pide el fin de las restricciones aéreas dictadas por la ómicron

Ginebra, 8 dic (EFE).- La Asociación Internacional del Transporte Aéreo (IATA), que engloba a buena parte de las aerolíneas mundiales, pidió hoy a los...

La covid impide celebrar, por segundo año, el Baile de la Ópera de Viena

Viena, 8 dic (EFE).- El Gobierno austríaco ha decidido cancelar, por segundo año consecutivo, la celebración del Baile de la Ópera de Viena, uno...

Tedros: El mundo puede evitar que la variante ómicron genere otra crisis global

Ginebra, 8 dic (EFE).- El director general de la Organización Mundial de la Salud (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pidió hoy a los gobiernos que...
- Publicidade -

Rio Gastronomia começa com shows de Geraldo Azevedo e Teresa Cristina

Maior evento de gastronomia do Brasil retorna ao Jockey Club Brasileiro nos dias 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro.
- Publicidade -