Chaves para entender a COP26, a cúpula do clima de Glasgow

Manuel Moncada.

Madri, 29 out (EFE).- Conhecidas como cúpulas do clima, as COPs, ou Conferências das Partes, cuja 26ª edição será realizada em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro, constituem o fórum político de mais alto nível para enfrentar a crise climática.

O presidente nomeado para a COP26, Alok Sharma, explicou que “o principal objetivo do evento é “limitar o aumento da temperatura a 1,5 grau Celsius” e que, para isso, “os dados científicos indicam que teremos que produzir menos carbono do que tiramos da atmosfera”, o que é conhecido como “zero líquido”, até a segunda metade do século.

Para compreender a COP26, que pode se tornar um catalisador para que a ação climática se torne transversal e chegue a todas as administrações e setores, as chaves oferecidas pela organização são as seguintes.

O QUE É A COP26?

COP26 é a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima. A sigla significa Conferência das Partes, em referência aos signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), um tratado firmado na Eco-92, no Rio de Janeiro, que entrou em vigor em 1994 e envolve 197 Partes (196 países mais a União Europeia).

A conferência de 2021, organizada pelo Reino Unido em Glasgow, na Escócia, será a 26ª da história. As conferências da ONU sobre mudanças climáticas estão entre as maiores reuniões mundiais, com complexas negociações intergovernamentais que, durante duas semanas, são foco de muita atenção por parte da imprensa.

O QUE ACONTECE NA COP?.

As atividades em uma COP ocorrem em duas zonas diferentes, a azul e a verde.

A zona azul é para os credenciados pela UNFCCC, como membros de delegações nacionais, funcionários da ONU, imprensa e organizações de observadores. Os representantes dos países se reúnem para negociações formais e consultas informais. Podem também participar de reuniões com outras delegações para esclarecer posições e interesses quando o objetivo é chegar a um acordo ou superar um impasse nas negociações.

A zona verde é destinada ao público em geral e contará com uma série de eventos, incluindo workshops, instalações e exposições de arte, demonstrações de tecnologia e eventos culturais para todo o público.

O QUE É O ACORDO DE PARIS?.

O Acordo de Paris, um pacto assinado na COP21, realizada em 2015, na capital francesa, se comprometeu a reduzir as emissões de carbono para limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius, com a esperança de restringi-lo a 1,5 grau acima dos níveis pré-industriais.

O acordo deixou espaço para cada país decidir como atingir essa meta, à qual foi dada o nome de Contribuição Nacionalmente Determinada.

O QUE ESTÁ EM JOGO NA COP26?.

O que se pretende nesta edição é garantir o “zero líquido” global até meados do século e manter a possibilidade de atingir a meta de 1,5 grau, além de adaptações para proteger as comunidades e os habitats naturais mais afetados pelas mudanças climáticas.

Para alcançar os objetivos, os países desenvolvidos terão de angariar pelo menos US$ 100 bilhões em financiamento climático todos os anos.

Só através do multilateralismo entre governos, empresas e sociedade civil é que os objetivos climáticos podem ser alcançados mais rapidamente.

IMPORTÂNCIA DE LIMITAR O AQUECIMENTO GLOBAL.

Com um aquecimento global de 2 graus Celsius, o impacto nas pessoas e na natureza seria generalizado e severo.

Quase todos os recifes de coral de águas quentes desapareceriam, e o gelo marinho do Ártico derreteria completamente pelo menos em um verão em cada década, com um impacto devastador na vida selvagem e nas comunidades dependentes da vida selvagem por causa da elevação do nível do mar.

Em contraste, se o aquecimento for limitado a 1,5 grau, o impacto seria grave, mas menos severo. Haveria menos riscos de escassez de água e alimentos e menos espécies ameaçadas. A ameaça à saúde humana decorrente da poluição do ar, doenças, desnutrição e exposição ao calor extremo também seria menor. EFE