Bolsonaro e Fernández defendem em Roma a importância do Mercosul

O presidente Jair Bolsonaro e o mandatário da Argentina, Alberto Fernández, falaram neste sábado em Roma da importância que o Mercosul tem para os dois países, à margem da cúpula dos líderes do G20, revelaram fontes do governo argentino.

Roma, 30 out (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro e o mandatário da Argentina, Alberto Fernández, falaram neste sábado em Roma da importância que o Mercosul tem para os dois países, à margem da cúpula dos líderes do G20, revelaram fontes do governo argentino.

Bolsonaro e Fernández se encontraram pessoalmente durante a cúpula e o argentino brincou com o brasileiro sobre a vitória de seu país na final da Copa América. Fernández disse que Bolsonaro ainda não o tinha parabenizado pela vitória.

O argentino também cumprimentou o presidente francês, Emmanuel Macron, que apoiou sua posição nas negociações da dívida de US$ 46 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo nota do Palácio do Eliseu, Macron “quis lembrar ao seu homólogo argentino o desejo de que os membros do G20 liderassem a transição energética, em particular para o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis”.

Também analisaram “as crises regionais na América Latina, em particular na Venezuela e na Nicarágua, e, por fim, os dois presidentes lembraram a importância para a Argentina de continuar o diálogo com o FMI sobre a reestruturação da dívida do país”, acrescentou a nota.

Hoje está previsto um encontro entre o presidente argentino com a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, para continuar analisando uma solução para esta difícil situação que o país atravessa e “condena gerações”, como disse Fernández em seu discurso.

Fernández também conversou brevemente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que expressou seu interesse em uma nova reunião entre os dois em breve.

Eles também trocaram elogios sobre o papa Francisco, que ontem recebeu Biden no Vaticano. EFE

lsc/phg