Papa pede que COP26 dê esperança concreta para as novas gerações

Cidade do Vaticano, 31 out (EFE).- O papa Francisco pediu que a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começou neste domingo em Glasgow, na Escócia, ofereça “esperança concreta às gerações futuras”, após a oração do Angelus dominical na Praça de São Pedro.

“Em Glasgow, na Escócia, começa a cúpula sobre as mudanças climáticas COP26, rezemos para que o grito da terra e dos pobres seja ouvido e que este encontro possa dar respostas eficazes e oferecer esperança concreta às gerações futuras”, disse Francisco.

A COP26 abriu suas sessões formais neste domingo com o objetivo de chegar a um acordo para manter viva a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 grau.

A cúpula se reúne de hoje até 12 de novembro, embora seja amanhã o dia em que mais de 120 líderes mundiais se reunirão para dar o impulso político ao evento.

Francisco não estará presente em Glasgow, como era inicialmente esperado, mas nos últimos dias intensificou os seus apelos aos líderes mundiais para se comprometerem na luta contra as mudanças climáticas.

Na última sexta-feira, ele enviou uma mensagem à “BBC” na qual pedia “uma co-responsabilidade global renovada, uma nova solidariedade fundada na justiça, no fato de compartilhar um destino comum e na consciência da unidade da família humana”.

A delegação do Vaticano será representada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin. EFE