Bolívia registra 880 novos casos e 9 mortes por covid-19 em 24h

La Paz, 5 nov (EFE).- A Bolívia registrou 880 novos casos e nove mortes por covid-19 em um ligeiro aumento de diagnósticos positivos no país nesta quarta onda que, de acordo com as autoridades sanitárias, afetará principalmente pessoas que ainda não foram vacinadas.

As regiões que relataram o maior número de casos diários são Santa Cruz com 506, Tarija com 94 e Cochabamba com 89.

As outras seis regiões do país relatam infecções que vão desde 81 novos casos a um novo, de acordo com o último relatório divulgado pelo Ministério da Saúde.

Com esses dados, a Bolívia acumula 516.253 diagnósticos positivos e 18.951 óbitos por covid-19, desde que as primeiras infecções foram identificadas em março do ano passado.

O relatório também mostra que um total de 477.938 pessoas se recuperaram da doença, enquanto 19.364 dos casos permanecem ativos.

O Ministério da Saúde informou esta semana que a Bolívia está entrando em uma quarta onda de infecções, por isso recomendou que a população vá aos postos de vacinação para se imunizar, já que se espera que afetará principalmente aqueles que não foram vacinados.

O relatório mostra que a vacinação no país continua avançando e indica que 3.654.400 receberam a primeira dose, 2.953.443 a segunda, enquanto 941.549 foram imunizados com a vacina Janssen, que é dose única.

Da mesma forma, 352.461 pessoas receberam a terceira dose de reforço da vacina AstraZeneca, que estava disponível apenas para o mês de outubro.

A imunização contra a covid-19 começou no final de janeiro com profissionais sanitárias de primeira linha e foi progressivamente estendida a outros setores para incluir adolescentes de 16 e 17 anos a partir de meados de outubro com o consentimento prévio de seus pais ou responsáveis legais.

As vacinas utilizadas são a chinesa Sinopharm e a russa Sputnik V adquiridas pelo governo nacional, além da AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e Janssen doadas por meio do mecanismo Covax. EFE

ysm/phg