Iemenita é preso na Espanha por sequestrar 2 sobrinhas durante 8 anos

Murcia (Espanha), 5 nov (EFE).- Um homem foi preso na Espanha acusado de ter mantido sequestradas durante oito anos duas sobrinhas, que saíram com ele do Iêmen em 2014.

Conforme anunciado nesta sexta-feira pela polícia espanhola, o homem, de 54 anos, foi preso em Cartagena. Além das sobrinhas, ele também tinha chegado ao país em março de 2020, após passar por vários países, acompanhado de duas filhas. Duas das quatro jovens eram menores de idade – uma filha e uma sobrinha.

Segundo a polícia, as investigações começaram em setembro do ano passado, quando o coordenador de uma ONG em Cartagena que acolhe e oferece proteção internacional a pessoas em situação de vulnerabilidade ou exclusão denunciou que quatro mulheres de uma família viviam em total submissão ao homem.

Os passos dados pelos policiais permitiram saber que chegaram à Espanha pelo aeroporto de Madri e se encontravam abrigadas na região de Murcia, onde se encontra a cidade de Cartagena.

Diante da falta de colaboração do suspeito, a polícia não sabe se ele viajou com o consentimento da mãe de suas filhas ou mesmo se a relação é real, por isso não está descartada a realização de um teste de DNA.

Segundo fontes policiais, quando foi interrogado após sua prisão, ele deu diferentes versões sobre o paradeiro da mãe de suas filhas e dos pais de suas sobrinhas.

As quatro jovens interagiam apenas com outras mulheres da ONG e sempre na presença do suspeito. Elas apresentavam sintomas de desnutrição e haviam ficado totalmente isoladas, mesmo sem televisão ou rádio, alegando que não precisavam de contato com o mundo exterior.

Depois de deixarem o Iêmen em 2014, eles viajaram para Malásia, Coreia do Sul (onde permaneceram por 15 dias), Indonésia (cerca de um ano), Equador (quatro meses), Colômbia (dois anos) e Turquia, de onde partiram para a Espanha após o consulado do Iêmen informar ao homem que ele era alvo de uma denúncia de sequestro das sobrinhas.

Agentes espanhóis, por meio da Interpol, confirmaram que a mãe das sobrinhas dele estava à procura das filhas.

Através da Embaixada da Espanha na Arábia Saudita, a mãe foi localizada, informou por videoconferência que o cunhado levou suas filhas em 2014 e que ela não tinha notícias delas há oito anos.

Ela também afirmou não saber onde o cunhado conseguiu os meios financeiros para sobreviver.

Diante da gravidade dos fatos, a polícia espanhola pediu a um tribunal que revistasse a casa onde os cinco viviam. O homem acabou preso, e as quatro jovens receberam assistência. EFE