Milhares de jovens ocupam Glasgow para exigir justiça climática e racial

Glasgow (R.Unido), 5 nov (EFE).- Milhares de jovens de vários movimentos ambientalistas saíram às ruas de Glasgow nesta sexta-feira, em uma manifestação organizada pela organização ambientalista Fridays For Future (“Sextas-feiras pelo Futuro”) (FFF) para exigir “justiça climática e racial” dos líderes mundiais reunidos na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).

Jovens saíram às ruas de Glasgow em uma manifestação organizada pela organização ambientalista Fridays For Future ("Sextas-feiras pelo Futuro"). EFE/EPA/ROBERT PERRY

Sob um céu nublado, os jovens manifestantes gritaram hoje pelas ruas de Glasgow “O que nós queremos? Justiça climática!” ou “A mudança climática é uma guerra dos ricos contra os pobres”, acusando a classe política de “perder tempo e enganar as pessoas em reuniões como a COP26”, explicou à Agência Efe Margarita, uma ativista austríaca do FFF.

Jovens saíram às ruas de Glasgow em uma manifestação organizada pela organização ambientalista Fridays For Future ("Sextas-feiras pelo Futuro"). EFE/EPA/ROBERT PERRY

“A justiça climática significa o fim do colonialismo, patriarcado, racismo e extrativismo”, disse à Efe a guatemalteca Andrea Ixchiu e membro da rede Futuros Indígenas.

Ixchiu explicou que “nós, indígenas, enfrentamos em primeiro lugar as consequências da crise climática e da instalação de megaprojetos extrativistas e colonialistas que estão destruindo as terras dos povos originários da América Latina”.

“O que eles chamam de energia sustentável (em referência à energia hidrelétrica) é a destruição das nossas vidas e das nossas comunidades”, afirmou.

O ato no parque Kelvingrove, segue pela George Square e deve terminar ali com o discurso de jovens ativistas de destaque como Greta Thunberg e Vanessa Nakate. EFE