24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Morre aos 75 anos o escritor e dissidente cubano Raúl Rivero

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Miami, 6 nov (EFE).- O escritor e dissidente cubano Raúl Rivero morreu neste sábado, aos 75 anos de idade, em Miami, vítima de um câncer, confirmou à Agência Efe o amigo pessoal e diretor do Movimento Democracia, Ramón Saúl Sánchez.

“Ele morreu escrevendo até seu último dia”, afirmou Sánchez, que lembrou que Rivero era membro do grupo de 75 comunicadores e ativistas levados à prisão sob acusações de conspiração durante a chamada “Primavera Negra” em Cuba, em 2003.

O dissidente, que de acordo com Sánchez preferiu manter-se longe dos holofotes em Miami, nos Estados Unidos, depois de ter vivido na Espanha, adoeceu durante os últimos meses e morreu na manhã de hoje.

O presidente do Movimento Democracia relatou que Rivero estava muito entusiasmado com o movimento juvenil que tomou as ruas da ilha em 11 de julho e com os movimentos planejados para meados deste mês. “Ele estava otimista, feliz com a reação dos jovens, mas tinha medo da reação virulenta do regime”, detalhou.

- Advertisement -

O dissidente havia advertido anos atrás que a violência utilizada pela polícia cubana contra o movimento de oposição era prova da “fraqueza e desordem” do regime castrista.

O poeta estava no exílio na Espanha desde 2005 e permaneceu no país europeu por uma década antes de se mudar para Miami, onde viveu com a esposa, Blanca Reyes, também dissidente, no bairro conhecido como Pequeña Habana. Segundo Sánchez, ela e a filha acompanharam Rivero o acompanharam na luta contra o câncer, que durou pouco tempo. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Zona Oeste do Rio passará por obras de reurbanização

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (28/11) o lançamento de obras de requalificação de áreas públicas em Guaratiba, Santa Cruz e Bangu, na Zona Oeste da cidade.

Escocia también detecta alguna transmisión de ómicron sin vínculos con África

Londres, 29 nov (EFE).- La ministra principal de Escocia, Nicola Sturgeon, reveló este lunes que algunos de los seis infectados en esa región hasta...

Rua no entorno do Estádio Nilton Santos leva o nome do Jornalista Luiz Mendes

A Rua das Oficinas, uma das vias de acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, agora passa a se chamar Rua das Oficinas Jornalista Luiz Mendes.

Auxílio Brasil: Caixa paga a cadastrados com NIS final 9

A Caixa paga nesta segunda-feira (29) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9.

Los ministros de Sanidad del G7 analizan estrategias contra la ómicron

Londres, 29 nov (EFE).- Los ministros de Sanidad del Grupo de los Siete (G7, economías más desarrolladas) se reúnen este lunes, a convocatoria de...
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -