Chefe da OEA vê prioridade na libertação de presos políticos na Nicarágua

Washington, 8 nov (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, se reuniu nesta segunda-feira com as esposas de dois dos sete pré-candidatos à Presidência da Nicarágua que foram detidos e destacou que a libertação dos presos políticos no país precisa ser prioridade.

Um dia após as eleições gerais no país centro-americano, Almagro se encontrou em Washington com Berta Valle e Victoria Cárdenas, as esposas de Félix Maradiaga e Juan Sebastián Chamorro, respectivamente. Os dois foram detidos junto com outros cinco potenciais candidatos nos meses que antecederam o pleito.

Almagro escreveu em sua conta no Twitter que Maradiaga e Chamorro são dois dos mais de 170 presos políticos na Nicarágua. “Cada um perdeu mais de 40 libras (cerca de 18 quilos) e ainda está detido e incomunicável. A libertação de todos os presos políticos deve ser uma prioridade”, destacou o secretário-geral.

A Nicarágua realizou neste domingo eleições que foram chamadas de “farsa” por vários países. O presidente em exercício, Daniel Ortega, conquistou o quinto mandato no cargo, o quarto consecutivo. Além dos sete pré-candidatos detidos sob acusações de “traição”, as autoridades cancelaram o status legal de três partidos da oposição.

Enquanto isso, Almagro tuitou ontem dizendo que tinha recebido as credenciais do novo representante permanente da Nicarágua na OEA, Arturo McFields.

O presidente dos EUA, Joe Biden, criticou o pleito, enquanto Bolívia, Cuba, Venezuela, Irã e Rússia apoiaram o resultado. O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, declarou que a votação foi realizada de forma organizada e em meio a “pressões sem precedentes” sobre as autoridades nicaraguenses. EFE