Governos de 22 países impulsionam tecnologias de descarbonização

Londres, 8 nov (EFE).- Os governos de 22 países, juntamente com a Comissão Europeia, anunciaram nesta segunda-feira a expansão do programa internacional Missão Inovação, destinado a acelerar o desenvolvimento de tecnologias para ajudar a capturar dióxido de carbono e expandir o uso de energia limpa.

Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Arábia Saudita, Alemanha, França e Chile estão entre as nações que apoiam um plano que visa “eliminar emissões na indústria, possibilitar a redução de carbono e produzir combustíveis, produtos químicos e materiais renováveis”.

A iniciativa impulsionará tecnologias-chave para “permitir uma transição para emissões líquidas zero até meados do século”, destacou o enviado americano para o clima, John Kerry, em comunicado.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, declarou que para combater a crise climática cada país, cada empresa e cada indivíduo precisa contribuir com seu esforço.

“Os planos apresentados hoje mobilizam os governos para operar com uma voz clara e coletiva no espaço de inovação ambiental, e ajudam o setor público a trabalhar dinamicamente ao lado do setor privado”, afirmou.

Os proponentes da iniciativa estimam que ela ajudará a mobilizar pelo menos US$ 250 bilhões durante a década. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), cerca da metade da redução de carbono necessária para atingir emissões líquidas zero até 2050 deve proceder de tecnologias que atualmente funcionam apenas como “protótipos”.

A agência disse que investimento permitirá o desenvolvimento de soluções que sejam acessíveis a todos. “As recompensas potenciais são monumentais”, frisou. EFE