Guaidó pede que comunidade internacional não reconheça eleições na Nicarágua

Caracas, 8 nov (EFE).- O líder da oposição venezuelana Juan Guaidó pediu à comunidade internacional nesta segunda-feira que não reconheça as controversas eleições realizadas no domingo na Nicarágua, nas quais o presidente Daniel Ortega foi reeleito.

“Pedimos à comunidade internacional que não reconheça o resultado deste processo. É necessária mais ação e coordenação do mundo livre, junto com os movimentos que lutam pela democracia em países como Nicarágua, Venezuela e outros, para enfrentar esses regimes”, escreveu o ex-deputado em sua conta no Twitter.

O político venezuelano também denunciou que “na Nicarágua há uma ditadura” e que “as terríveis consequências dos regimes totalitários” já são conhecidas.

“É dever dos democratas enfrentá-los e refletir sobre as ferramentas para fazê-lo. A impunidade incentiva as ditaduras, responsabilizá-las protege a democracia”, concluiu.

Ortega foi reeleito no domingo para seu quinto mandato de cinco anos – e quarto consecutivo.

Alemanha, Colômbia, Costa Rica, Chile, Espanha, Estados Unidos, Panamá, Reino Unido, União Europeia (UE) e Uruguai foram os primeiros a desconsiderar as eleições nicaraguenses por falta de garantias diante das prisões de sete pré-candidatos presidenciais opositores antes do pleito.

Por outro lado, países aliados da Nicarágua como Bolívia, Cuba, Irã, Rússia e Venezuela parabenizaram Ortega por sua “legítima” reeleição. EFE