Obama critica "falta de urgência" nos planos ambientais de Rússia e China

Glasgow (Reino Unido), 8 nov (EFE).- O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama criticou nesta segunda-feira, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), China e Rússia, dois dos maiores emissores de carbono, pela “perigosa falta de urgência” em seus planos para agir contra a mudança climática.

“Devo confessar que foi particularmente decepcionante ver os líderes de dois dos maiores emissores do mundo, China e Rússia, se recusarem a sequer assistir às negociações. E os seus planos nacionais até agora parecem refletir uma perigosa falta de urgência”, disse o ex-governante em discurso na COP26.

Obama pediu para que “economias avançadas como os EUA e a União Europeia” liderem a luta, mas que deveriam contar com a ajuda de China e Índia, além de Rússia, Indonésia, África do Sul e Brasil. De acordo com o americano, a maioria dos países “não estão sendo tão ambiciosos quanto deveriam” nos seus objetivos climáticos.

Depois de criticar o balanço do seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump, um período em que o progresso contra o aquecimento global “estagnou” nos EUA, Obama se dirigiu aos jovens de todo o mundo, que na sua opinião fornecem “a energia mais importante deste movimento”.

“A dura realidade é que não teremos planos mais ambiciosos dos governos a não ser que eles sintam a pressão dos seus eleitores”, acrescentou. EFE