Presidente de Cuba parabeniza Daniel Ortega por reeleição na Nicarágua

Havana, 8 nov (EFE).- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou nesta segunda-feira Daniel Ortega pela reeleição como presidente da Nicarágua, em pleito realizado ontem, que não contou com a presença de vários pré-candidatos, que acabaram sendo presos, e que não conta com respaldo de parte da comunidade internacional.

“Felicidades ao povo irmão da Nicarágua, a Daniel Ortega e a Rosario Murillo (vice-presidente e mulher do chefe de governo), pelo resultado das eleições”, escreveu Díaz-Canel no Twitter.

De acordo com o presidente cubano, que sucedeu Raúl Castro, em 2018, o pleito nicaraguense foi “uma demonstração de soberania e civismo, diante da cruel campanha midiática” que, garante existir sobre o país centro-americano.

“Contem sempre com o apoio de Cuba”, afirmou Díaz-Canel, em referência à aliança política com Ortega e Murillo, que também conta com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Mais cedo, o Conselho Supremo Eleitoral do país centro-americano (CSE) divulgou que Ortega estava reeleito, já que tinha 74,99% dos votos, com 49,25% das urnas apuradas, o que representava uma expressiva margem de diferença para os demais concorrentes.

O ex-guerrilheiro sandinista, que completará 76 anos nesta quinta-feira, está no poder desde 2007 e buscava o quinto mandato presidencial de cinco anos, o quarto consecutivo, em meio a questionamentos sobre a legitimidade do pleito, após a prisão de sete pré-candidatos de oposição.

Além de Cuba e Venezuela, a Rússia também se manifestou em defesa da legalidade das eleições da Nicarágua, enquanto Estados Unidos, União Europeia e Organização dos Estados Americanos (OEA) já repudiaram a condução do processo. EFE