24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Presidente de Cuba parabeniza Daniel Ortega por reeleição na Nicarágua

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Havana, 8 nov (EFE).- O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou nesta segunda-feira Daniel Ortega pela reeleição como presidente da Nicarágua, em pleito realizado ontem, que não contou com a presença de vários pré-candidatos, que acabaram sendo presos, e que não conta com respaldo de parte da comunidade internacional.

“Felicidades ao povo irmão da Nicarágua, a Daniel Ortega e a Rosario Murillo (vice-presidente e mulher do chefe de governo), pelo resultado das eleições”, escreveu Díaz-Canel no Twitter.

De acordo com o presidente cubano, que sucedeu Raúl Castro, em 2018, o pleito nicaraguense foi “uma demonstração de soberania e civismo, diante da cruel campanha midiática” que, garante existir sobre o país centro-americano.

“Contem sempre com o apoio de Cuba”, afirmou Díaz-Canel, em referência à aliança política com Ortega e Murillo, que também conta com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

- Advertisement -

Mais cedo, o Conselho Supremo Eleitoral do país centro-americano (CSE) divulgou que Ortega estava reeleito, já que tinha 74,99% dos votos, com 49,25% das urnas apuradas, o que representava uma expressiva margem de diferença para os demais concorrentes.

O ex-guerrilheiro sandinista, que completará 76 anos nesta quinta-feira, está no poder desde 2007 e buscava o quinto mandato presidencial de cinco anos, o quarto consecutivo, em meio a questionamentos sobre a legitimidade do pleito, após a prisão de sete pré-candidatos de oposição.

Além de Cuba e Venezuela, a Rússia também se manifestou em defesa da legalidade das eleições da Nicarágua, enquanto Estados Unidos, União Europeia e Organização dos Estados Americanos (OEA) já repudiaram a condução do processo. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Pix Saque e Pix Troco já estão disponíveis

A partir desta segunda-feira (29) passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padarias, lojas de departamento e supermercados, não apenas em caixas eletrônicos.

Zona Oeste do Rio passará por obras de reurbanização

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (28/11) o lançamento de obras de requalificação de áreas públicas em Guaratiba, Santa Cruz e Bangu, na Zona Oeste da cidade.

Escocia también detecta alguna transmisión de ómicron sin vínculos con África

Londres, 29 nov (EFE).- La ministra principal de Escocia, Nicola Sturgeon, reveló este lunes que algunos de los seis infectados en esa región hasta...

Rua no entorno do Estádio Nilton Santos leva o nome do Jornalista Luiz Mendes

A Rua das Oficinas, uma das vias de acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, agora passa a se chamar Rua das Oficinas Jornalista Luiz Mendes.

Auxílio Brasil: Caixa paga a cadastrados com NIS final 9

A Caixa paga nesta segunda-feira (29) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9.
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -