Brasil e Uruguai fortalecem cooperação contra voos irregulares

Montevidéu, 9 nov (EFE).- Brasil e Uruguai decidiram nesta terça-feira avançar e aprofundar o fortalecimento da cooperação e do compartilhamento de informações entre as forças aéreas de ambos os países no âmbito de voos irregulares do crime organizado na fronteira.

O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa uruguaio, Javier García, após uma reunião com o ministro brasileiro, general Walter Braga Netto, no departamento de Rivera.

“Isto tornará possível ter informações mais completas sobre voos irregulares ligados ao crime organizado que passam pelos dois países”, explicou à imprensa.

Além disso, García frisou que ambos os países trabalharão na troca de informações durante os períodos em que há “simultaneidade” por parte dos respectivos exércitos nas tarefas de patrulhamento das fronteiras.

“Tudo contribui para ter uma melhor capacidade de controle aéreo, o que interessa ao Brasil e ao Uruguai e que desafia todos nós porque o crime organizado é uma das principais ameaças que os nossos países enfrentam e que mais nos preocupa”, argumentou.

O ministro uruguaio observou que “o objetivo fundamental” destes acordos é a segurança e a defesa para ambos os países na visão do governo. Na opinião de García, cuidar da fronteira é “cuidar da segurança nas cidades e nos bairros do Uruguai”.

Quando questionado por jornalistas sobre a abertura das fronteiras terrestres com o Brasil, que, de acordo com declarações recentes de políticos uruguaios, ocorreria nas próximas semanas, García disse que esta questão não fazia parte da conversa.

O ministro da Defesa uruguaio indicou também que haverá cooperação nas áreas de equipamento e academia, nas quais o Uruguai ofereceu ao país vizinho “toda a capacidade” da Escola Nacional de Operações de Paz, cuja missão é capacitar para missões de paz como membros da ONU em outros países. EFE