Maduro comemora andamento da campanha eleitoral na Venezuela

Caracas, 9 nov (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comemorou nesta terça-feira o desenrolar da campanha eleitoral no país, que classificou como “grande festa da democracia”, poucos dias antes dos pleitos regionais e locais do próximo dia 21.

“A campanha eleitoral vai de vento em popa. Os candidatos e candidatas de oposição e do Grande Pólo Patriótico estão distribuídos pelo país. Sem dúvida, é uma grande festa da democracia. Votar em 21 de novembro é votar pela Constituição e pela Paz”, escreveu o chefe de governo no Twitter.

A campanha eleitoral parar os pleitos regionais e locais teve início em 28 de outubro e será encerrada três dias antes do dia da votação, marcada para 21 de novembro.

Desde o início do processo, Maduro fez várias manifestações para que os candidatos realizassem uma campanha limpa e para que a população participasse do pleito.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) designou 2 mil fiscais em todo o território da Venezuela para acompanhar o cumprimento das normas estabelecidas para a campanha.

No pleito de 21 de outubro, serão eleitos 23 governadores, 335 prefeitos, 253 integrantes dos Conselhos Legislativos e 2.471 vereadores.

Nestas eleições, pela primeira vez desde 2017, haverá participação de setores da oposição, inclusive, o liderado pelo Juan Guaidó, após ausência no pleito presidencial de 2018, e no parlamentar de 2020, em que o chavismo elegeu 92% dos deputados.

Além disso, a eleição terá o acompanhamento de 100 observadores da União Europeia, além de outros do Carter Center. EFE