Biden, López Obrador e Trudeau realizarão Cúpula de Líderes em Washington

Cidade de México, 9 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o mandatário do México, Andrés Manuel López Obrador, e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, se reunirão em breve em Washington para realizar a Cúpula de Líderes da América do Norte, informou uma fonte oficial mexicana à Agência Efe nesta terça-feira.

A data do encontro ainda não foi definita. O presidente mexicano dará mais detalhes da cúpula, a primeira desde 2016 e conhecida popularmente como a dos “Três Amigos”, quando voltar da visita a Nova York nesta terça-feira para fazer um discurso diante do Conselho de Segurança da ONU.

“Vou voltar dos Estados Unidos, e estou comprometido com vocês, não vou falhar. Vou falar com o presidente Biden, que atuou de maneira muito respeitosa, assim como fez o presidente (Donald (Trump)”, declarou López Obrador de Nova York em mensagem à comunidade migrante.

A Casa Branca não confirmou imediatamente a notícia da reunião nesta terça-feira, mas um funcionário americano de alto cargo disse aos repórteres na semana passada para “ficarem atentos” à possibilidade de uma próxima reunião entre Biden e López Obrador.

O governante mexicano deverá dar mais detalhes sobre a reunião na quarta-feira, na entrevista coletiva matinal no Palácio Nacional.

López Obrador tem estado em boas condições com Biden desde a chegada do democrata à Casa Branca, em janeiro de 2021. Entre as principais questões regionais sobre a mesa estão a integração econômica, a atenção ao crescente fenômeno migratório e a luta contra a crise climática.

As cúpulas entre os líderes de Estados Unidos, Canadá e México terminaram em 2016. Em junho de 2016, na última cúpula, os então presidentes dos EUA, Barack Obama, e do México, Enrique Peña Nieto, assim como Trudeau, expressaram a vontade de aumentar a sua integração.

À época, Obama, em sua última cúpula, atacou o “populismo” de alguns políticos. Embora o democrata não tenha citado o nome de Donald Trump, suas palavras foram claramente dirigidas ao então candidato republicano. EFE