Presidente do Peru anuncia retorno das aulas presenciais para março de 2022

Lima, 10 nov (EFE).- O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira que os alunos do país voltarão às aulas presenciais a partir do próximo ano letivo, que começará em março de 2022, quando serão dois anos desde o fechamento das escolas como medida para conter a pandemia da Covid-19.

“Em março de 2022 voltaremos às aulas presenciais. Nossas crianças devem retornar com segurança às aulas e para isso não apenas devem ser vacinadas e receber condições de saúde, mas também devem ter professores com segurança no trabalho”, declarou Castillo em discurso na praça principal de Huamanga, capital da região de Ayacuho.

Atualmente, apenas 4,4% dos estudantes do Peru voltaram à escola, um número que coloca o país como um dos piores nesse aspecto em toda a América Latina, de acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A pandemia da Covid-19 forçou a suspensão das aulas presenciais em março do ano passado, poucos dias antes do início do ano letivo. Embora a modalidade remota tenha sido escolhida, as limitações do formato logo se tornaram aparentes em um país onde apenas 39% dos lares têm acesso à internet, uma porcentagem que sobe para quase 63% na capital Lima, mas cai drasticamente para 5% nas áreas rurais.

Sobre a segurança dos professores, o presidente garantiu que sob seu governo eles não terão mais contratos temporários por décadas e contarão com as condições de estabilidade que facilitarão seu compromisso com sua comunidade. EFE