Putin parabeniza Ortega por reeleição e promete intensificar cooperação

Manágua, 11 nov (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o mandatário da Nicarágua, Daniel Ortega, pela “vitória esmagadora” nas eleições do domingo passado, e afirmou que intensificará a cooperação bilateral “estratégica” com o país centroamericano, informou a embaixada russa em Manágua.

“Receba as felicitações por uma vitória esmagadora na eleição do presidente da República da Nicarágua”, escreveu Putin em carta a Ortega divulgada pela embaixada russa.

“Os resultados da votação confirmaram plenamente o seu peso político significativo, assim como o seu amplo apoio às políticas da Frente Sandinista que você lidera, visando o desenvolvimento social e econômico do país, a defesa da sua soberania e posições internacionais”, ressaltou o texto.

Putin enfatizou que “as relações russo-nicaraguenses são baseadas em uma longa tradição de amizade e respeito mútuo”.

“Estou convicto que através de esforços conjuntos continuaremos a intensificar a cooperação bilateral estratégica em benefício dos nossos povos e em prol da estabilidade e segurança regionais”, observou.

A carta foi entregue pelo embaixador russo na Nicarágua, Alexander Khokholikov.

ORTEGA AGRADECE.

O presidente da Nicarágua, de acordo com o portal governamental “El 19”, agradeceu a Putin pela mensagem.

“É um sinal do respeito que o presidente Putin tem, que o povo da Federação Russa tem, e que é uma prática no campo internacional das relações entre nações independentemente da sua dimensão, e do respeito pelos princípios das Nações Unidas que se refletem nesta mensagem”, disse.

Ortega, que completa 76 anos nesta quinta-feira, foi reeleito para um quinto mandato, o quarto consecutivo, com 75,87% dos votos nas eleições gerais do domingo passado, consideradas “ilegítimas” pela maioria da comunidade internacional.

COOPERAÇÃO EM DEFESA.

Em 25 de outubro, na presença de uma delegação russa, Ortega destacou a cooperação da Rússia com o seu governo desde que voltou ao poder em 2007, incluindo “uma contribuição inestimável no campo da defesa”.

Segundo o escritor e ex-vice-presidente da Nicarágua, Sergio Ramírez Mercado, que teve de se exilar após perseguições contra ele no país, “Rússia, Venezuela, Cuba, Irã e Turquia” são os aliados que apoiam Ortega do exterior.

“Há um bunker russo na Nicarágua onde operam sistemas de comunicação de espionagem. Há também colaboração cubana e venezuelana em matéria de inteligência”, disse Ramírez, que foi vice-presidente de Ortega de 1985 a 1990.

Desde o retorno de Ortega à presidência em 2007, a Nicarágua e a Rússia têm reforçado as relações em todas as áreas. Putin disse que a Nicarágua é um parceiro “muito importante” da Rússia na América Latina.

A Rússia, um aliado de longa data da Nicarágua e que durante o primeiro regime sandinista (1979-1990) forneceu às forças armadas nicaraguenses armamento soviético, estabeleceu relações diplomáticas com Manágua em 1944.

A Nicarágua é um dos poucos países, juntamente com Venezuela e os pequenos Estados insulares de Nauru e Tuvalu, que se juntaram à Rússia no reconhecimento da independência das regiões separatistas georgianas da Abcásia e Ossétia do Sul.

Além disso, no final de 2020, a Nicarágua estabeleceu um consulado na Crimeia, território ucraniano anexado pela Rússia, o que provocou a rejeição do governo da Ucrânia. EFE