Presidência da COP26 vê avanços e pede determinação para consenso final

Glasgow (R.Unido), 12 nov (EFE).- O presidente da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), o britânico Alok Sharma, disse nesta sexta-feira que houve “muitos avanços, principalmente em financiamento”, nas negociações em Glasgow e pediu aos países “uma injeção final de determinação” para chegar a um bom acordo antes do encerramento.

Em entrevista coletiva antes de uma reunião com ministros dos países participantes, Sharma elogiou os esforços feitos pelas partes na noite passada para apresentar um segundo projeto de acordo nesta manhã, que inclui melhorias nas disposições de financiamento para os países pobres, mas suaviza as exigências de acabar com os combustíveis fósseis.

O ex-ministro pediu aos representantes dos 197 governos para continuarem as conversas no mesmo “espírito de colaboração” demonstrado até agora e disse que o processo de negociação está sendo “transparente”.

Segundo Sharma, há “um pequeno número de questões fundamentais” que precisam ser resolvidas antes do texto de um acordo final, que será apresentado no final da cúpula, marcado para a noite desta sexta-feira.

“Esta é a nossa oportunidade de forjar um mundo mais limpo, mais saudável e mais próspero”, comentou, solicitando aos representantes de cada país para que apresentem “soluções pragmáticas e praticáveis”.

Os países buscam acordos para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais deste século, com medidas que devem ser acompanhadas de apoio financeiro aos países em desenvolvimento que mais sofrem os efeitos das mudanças climáticas. EFE