Premiê britânico diz que texto final da COP26 é "um grande passo adiante"

Glasgow (Reino Unido), 13 nov (EFE).- Boris Johnson, primeiro ministro do Reino Unido, que sediou a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), garantiu que o acordo final da reunião é “um grande passo adiante”.

O chefe de governo se manifestou por meio de comunicado, poucas horas após o anúncio da aprovação do Pacto Climático de Glasgow, que recebeu críticas de ambientalistas e lideranças globais, especialmente, por uma alteração em tópico sobre a eliminação do carbono.

No texto, Johnson agradeceu os esforços do presidente da Conferência, o também britânico Alok Sharma, que se emocionou e chegou a chorar durante o anúncio da conclusão das negociações.

“Pedimos às nações que se unissem pelo nosso planeta na COP26, e elas responderam ao chamado”, afirmou o primeiro-ministro do Reino Unido.

Johnson reconheceu que “há um enorme trabalho para ser feito nos próximos anos”, para limitar em 1,5 grau o aquecimento global até o fim deste século, conforme foi definido no Acordo de Paris.

Hoje, um acordo de última hora entre China, Estados Unidos e Índia, mudou a linguagem de um dos parágrafos principais do texto final da COP26. A afirmação sobre “eliminação progressiva” do carbono foi alterada para “redução progressiva”.

A alteração foi recebida com surpresa pela maioria dos delegados presentes na conferência, com muitos delegados apontando para a falta de transparência nas negociações entre os três países. EFE