22.4 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Cuba restitui credenciais de apenas dois jornalistas da Agência Efe

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Redação Central, 14 nov (EFE).- As autoridades de Cuba restituíram neste domingo as credenciais de imprensa de apenas dos dois jornalistas da Agência Efe que atuam em Havana, um dia após a decisão de retirar a de cinco profissionais da empresa, que considerou a medida adotada hoje insuficiente.

O Centro de Imprensa Internacional de Cuba comunicou a devolução das credenciais a uma redatora e uma cinegrafista da agência, apenas algumas horas depois da retirada, que foi feita sem qualquer aviso prévio e também afetou outros dois redatores e um fotógrafo.

A presidente da Efe, Gabriela Cañas, comunicou às autoridades cubanas que a decisão de restituir apenas duas credenciais é insuficiente e reforçou o apelo para que sejam devolvidas a todos os jornalistas da agência.

O embaixador da Espanha em Havana, Ángel Martín Peccis, está em contato desde ontem com dirigentes cubanos, para negociar a restituição das credenciais de todos os profissionais da Efe, segundo confirmaram fontes oficiais.

- Advertisement -

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha convocou neste domingo o encarregado de negócios da embaixada de Cuba em Madri, para pedir explicações sobre o caso.

O Centro de Imprensa Internacional de Cuba convocou ontem a equipe da Efe, credenciada atualmente em Havana, com urgência, para comunicar a retirada das credenciais, dois dias antes da passeata convocada contra o governo, que acontecerá amanhã.

As autoridades da ilha não explicaram até o momento se a medida é temporária ou definitiva.

A decisão foi informada um mês e meio depois de ter sido retirada a credencial do coordenador de redação da agência, que atuava em Havana.

Além disso, está pendente o visto de imprensa do novo responsável pela delegação da Efe em Cuba.

As autoridades alertaram que a equipe da Efe não pode realizar trabalho jornalístico a partir deste momento, mas não explicaram os motivos que levaram a retirada do credenciamento dos profissionais.

A medida foi adotada em um momento delicado para Cuba, dois dias antes da passeata convocada pela oposição para a próxima segunda-feira, que foi tornada ilegal pelo governo da ilha, que terá fronteiras reabertas aos estrangeiros amanhã.

Essa é a primeira vez que Cuba retira as credenciais de jornalistas da Agência Efe, e não há informações de que tenha ocorrido decisão semelhante contra outra agência internacional de notícias que atue no país caribenho. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Japón vuelve a vetar la llegada de extranjeros al país por la nueva cepa

Tokio, 29 nov (EFE).- El Gobierno de Japón anunció hoy que volverá a vetar la entrada en el país de nuevos residentes extranjeros, así...

Venezuela suma 650 nuevos casos de covid-19

Caracas, 28 nov (EFE).- Las autoridades de Venezuela detectaron 650 nuevos casos de covid-19 en las últimas 24 horas, todos por transmisión comunitaria, informó...

Japón contempla endurecer el control fronterizo debido a variante ómicron

Tokio, 29 nov (EFE).- El primer ministro de Japón, Fumio Kishida, anunció hoy que el país baraja endurecer más sus medidas de control fronterizo...

México reporta 38 nuevas muertes y 1.050 nuevos casos por coronavirus

Ciudad de México, 28 nov (EFE).- México reportó 38 nuevas muertes por la covid-19 en las últimas 24 horas, la tercera cifra más baja...

Vasco encaminha as contratações de Ricardo Gomes e Zé Ricardo

Técnico e executivo já acertaram bases salarias com o Gigante da Colina e devem ser anunciados nesta semana
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -