Bolsonaro visita Expo Dubai ao fim de viagem aos Emirados Árabes

Dubai, 15 nov (EFE).- O presidente Jair Bolsonaro abriu nesta segunda-feira o Dia Nacional do Brasil na Expo Dubai, primeira exposição universal realizada em um país árabe, no último dia de sua visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, onde cumpriu uma ampla agenda econômica.

EFE/ALI HAIDER

Na chegada à praça central onde acontece a exposição, Al Wasl, Bolsonaro participou da cerimônia de hasteamento da bandeira e da execução dos hinos nacionais de Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, acompanhado pelo ministro de Tolerância e Coexistência do país anfitrião e pelo comissário geral da Expo, Nahayan Mabarak Al Nahayan, e na presença de um grande público, incluindo muitos residentes brasileiros que o aplaudiram.

EFE//ALI HAIDER

Bolsonaro então foi a pé ao chamado Parque Jubileu e assistiu a uma apresentação de jiu-jitsu, muito difundido por brasileiros nos Emirados Árabes.

EFE//ALI HAIDER

A delegação presidencial passou então a visitar o pavilhão do Brasil, que recria as cores e sons da floresta tropical amazônica, refletindo sua rica biodiversidade.

Descansando sobre palafitas e banhado por um espelho de água que cobre grande parte da superfície do pavilhão, o espaço brasileiro é composto por uma grande estrutura de aço coberta por uma membrana translúcida que projeta imagens de grande apelo visual.

Em sua agenda de hoje, o presidente também participou de uma reunião com empresários pela manhã como parte de sua visita ao Oriente Médio para atrair investidores.

No encontro, ele se defendeu contra as críticas à destruição da floresta amazônica, alegando que os ataques a seu governo são “injustos”.

Mais tarde, ele foi recebido em Abu Dhabi, capital dos Emirados, pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Zayed al Nahyan, a quem entregou o grande colar da ordem Cruzeiro do Sul.

Além disso, Bolsonaro se reuniu com o emir de Dubai, Mohamed bin Rashid al Maktoum, no sábado.

No domingo, o presidente visitou o pavilhão da Embraer no Dubai Airshow e as instalações da BRF nos Emirados Árabes Unidos. EFE