"Espanha não desistirá até que Cuba devolva credenciais à Efe", diz ministro

Bruxelas, 15 nov (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, garantiu nesta segunda-feira que o país “não desistirá” até que as autoridades de Cuba devolvam aos jornalistas da Agência Efe em Havana “todas as credenciais” que foram retiradas sem explicação no sábado passado.

“Duas foram devolvidas até agora, mas não vamos desistir de pedir a devolução de todas as credenciais. Temos pedido desde o primeiro momento, desde o momento em que soubemos desta situação”, disse Albares à imprensa ao chegar a uma reunião de ministros da União Europeia em Bruxelas.

Albares frisou que está em contato com o governo cubano e que deu instruções ao embaixador espanhol “para se manter em cima desta questão”.

Ao mesmo tempo, recordou que o secretário de Estado para a Ibero-América, o Caribe e o Espanhol no Mundo, Juan Fernández Trigo, convocou no domingo o encarregado de negócios da Embaixada de Cuba em Madri, Eumelio Caballero.

De acordo com Albares, a conversa entre os dois ocorreu por telefone porque o diplomata cubano enviou ao governo espanhol “um atestado médico de covid-19” para explicar que não estaria presente na reunião de emergência convocada.

Segundo o ministro espanhol, foi dito ao representante cubano que “esta situação é inaceitável e é necessário que todas as credenciais sejam devolvidas”.

“Não nos parece aceitável que as credenciais sejam retiradas sem motivo. A liberdade de imprensa em qualquer país do mundo é vital”, frisou Albares.

O chefe da diplomacia espanhola comentou que não recebeu “nenhuma” explicação das autoridades cubanas sobre a medida contra a equipa da Efe em Havana.

“Conseguimos simplesmente obter a devolução de duas credenciais e estamos à espera que as outras sejam devolvidas”, analisou.

A decisão das autoridades cubanas surge em um momento delicado do país, com uma passeata convocada pela oposição para esta segunda-feira que não foi autorizada pelo governo.

No sábado passado, os chefes do Centro de Imprensa Internacional de Cuba (CPI) convocaram urgentemente a equipe da Agência Efe em Havana que está atualmente credenciada – três editores, um fotógrafo e um cinegrafista – para informá-los que as suas credenciais estavam sendo retiradas, sem esclarecer se a medida era temporária ou permanente. No domingo, foram restabelecidas as credenciais de imprensa a apenas a dois dos jornalistas da Efe em Havana. EFE