24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

Centro de denúncias reporta 100 detenções em Cuba durante protestos

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Miami, 16 nov (EFE).- Pelo menos 100 pessoas foram detidas arbitrariamente e 131 outras foram impedidas de sair de suas casas durante os protestos pacíficos desta segunda-feira em Cuba, informaram a plataforma Cuba Decide e o Centro de Reclamações da Fundação para a Democracia Pan-Americana nesta terça-feira.

Em comunicado conjunto, as duas organizações acusam a polícia cubana e as chamadas “brigadas de resposta rápida” de serem responsáveis pelas prisões e detenções dos manifestantes, chamadas de ” arbitrárias”.

A plataforma e a fundação criaram um centro de monitoramento no último fim de semana que até agora registrou pelo menos 100 pessoas detidas arbitrariamente para serem impedidas de participar da manifestação cívica, segundo a nota oficial. “Algumas prisões aconteceram com marcada violência como o caso dos irmãos Miranda Leiva”, denunciaram.

Vários ativistas como Zaqueo Báez, José Daniel Ferrer Cantillo, Berta Soler e Ángel Moya já foram liberados, enquanto outros continuam desaparecidos, ainda segundo a plataforma e a fundação. Elas também registraram pelo menos 131 casos de pessoas impedidas de sair de suas casas, em pelo menos 14 das 15 províncias do país.

- Advertisement -

Em muitos casos, de acordo com a nota, brigadas de resposta rápida lideradas pela polícia política realizaram atos de repúdio e permaneceram às portas dos ativistas, bloqueando seu caminho. Em outros, as patrulhas policiais os impediram diretamente de sair.

A manifestação deste 15 de novembro, que o governo não autorizou, foi frustrada por uma grande mobilização de forças de segurança nas principais cidades, bem como por ações individuais contra dezenas de ativistas, opositores e jornalistas independentes.

O governo cubano, através da voz de seu ministro de Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, chamou nesta segunda-feira a iniciativa de “operação fracassada” dos Estados Unidos. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Escocia también detecta alguna transmisión de ómicron sin vínculos con África

Londres, 29 nov (EFE).- La ministra principal de Escocia, Nicola Sturgeon, reveló este lunes que algunos de los seis infectados en esa región hasta...

Rua no entorno do Estádio Nilton Santos leva o nome do Jornalista Luiz Mendes

A Rua das Oficinas, uma das vias de acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, agora passa a se chamar Rua das Oficinas Jornalista Luiz Mendes.

Auxílio Brasil: Caixa paga a cadastrados com NIS final 9

A Caixa paga nesta segunda-feira (29) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9.

Los ministros de Sanidad del G7 analizan estrategias contra la ómicron

Londres, 29 nov (EFE).- Los ministros de Sanidad del Grupo de los Siete (G7, economías más desarrolladas) se reúnen este lunes, a convocatoria de...

España pide a sus turistas en Marruecos que contacten con sus aerolíneas

Rabat, 29 nov (EFE).- La Embajada de España en Marruecos solicitó a los españoles de viaje en el país magrebí que contacten con sus...
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -