Governo da Espanha concede nacionalidade à escritora Nélida Piñón

Madri, 16 nov (EFE).- O governo da Espanha concedeu nesta terça-feira a nacionalidade espanhola à escritora brasileira Nélida Piñón e a outras seis pessoas cujas trajetórias têm fortes vínculos com o país europeu.

De acordo com um comunicado oficial, o governo autorizou as sete concessões de nacionalidade após pedido da ministra da Justiça, Pilar Llop, em procedimento discricionário quando a pessoa em questão tem “circunstâncias excepcionais que o justificam”.

Nélida Piñón, vencedora do Prémio de Literatura Príncipe das Astúrias, é uma das mais prestigiadas escritoras de língua portuguesa e tem uma relação intensa com a Espanha, uma vez que os seus pais e avós eram emigrantes originários da região da Galícia, no noroeste do país, argumentou o Ministério da Justiça.

As outras pessoas contempladas com a nacionalidade espanhola são a jornalista e ativista mexicana Lydia Cacho, o autor teatral e ator argentino Óscar Martínez e a filha de uma mulher dominicana assassinada na Espanha.

Também foi concedida a nacionalidade a uma menor de idade marroquina vítima de maus-tratos, ao jornalista britânico William D. Chislett e à jogadora de xadrez georgiana Ana Matnadze, que mora em Barcelona desde 2004 e já representa a Espanha em competições internacionais. EFE