24.2 C
Rio de Janeiro
29 novembro, 2021

López Obrador exalta “profundo” compromisso de Biden com migrantes

- Publicidade -

Diário Carioca Google News

Cidade do México, 16 nov (EFE).- O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, opinou nesta terça-feira que nenhum mandatário americano teve um compromisso tão profundo com os migrantes como Joe Biden, e acrescentou que por isso irá apontar o dedo aos legisladores dos EUA que não apoiam a sua reforma migratória.

“Nenhum presidente se empenhou mais profundamente em beneficiar os migrantes do que o presidente Biden. Ele se comprometeu a regularizar a situação de 11 milhões de migrantes, vemos essa decisão muito bem”, disse López Obrador em entrevista coletiva matinal.

Na próxima quinta-feira, o governante mexicano viajará a Washington, onde participará da Cúpula de Líderes da América do Norte juntamente com Biden e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.

“Estou a fazendo isso aqui (no México) porque não posso discutir tão abertamente nos Estados Unidos, por respeito à soberania do país”, argumentou López Obrador.

- Advertisement -

Durante a viagem a Nova York na semana passada, o presidente disse que pediria a Biden “para não maltratar os migrantes mexicanos” e “para cumprir o compromisso de regularizar a situação dos mexicanos que vivem e trabalham honestamente nos Estados Unidos”.

O presidente mexicano declarou que “merecem justiça” os quase 38 milhões de mexicanos que vivem nos Estados Unidos, dos quais cerca de 5 milhões não estão documentados.

Por esta razão, manifestou o apoio do governo mexicano à reforma migratória apresentada por Biden para regularizar os quase 11 milhões de imigrantes indocumentados que vivem nos Estados Unidos.

“Se o presidente Biden apresentar a iniciativa de regularização dos 11 milhões de imigrantes, vamos estar atentos, enquanto aguardamos, acompanhando-a, tomando nota da posição tomada pelos legisladores de um ou outro partido”, disse.

López Obrador advertiu que apontará o dedo aos legisladores americanos que se opõem à regularização da imigração.

“Se os legisladores de um partido bloquearem esta iniciativa, vamos apontar o dedo quando chegar o momento, vamos fazer saber daqui, que um partido, os seus legisladores, não ajudaram algo que é justo, humanitário”, argumentou. EFE

Assine nossa newsletter

Assine nosso Boletim e ique bem informado com as principais notícias do Mundo

- Publicidade -
Redação do Diário Cariocahttps://diariocarioca.com
Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

SuperaRJ: AgeRio já liberou R$ 200 milhões em recursos

As linhas de crédito do programa SuperaRJ chegaram à marca de R$ 200 milhões em créditos destinados a 15.960 negócios fluminenses.

Pix Saque e Pix Troco já estão disponíveis

A partir desta segunda-feira (29) passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padarias, lojas de departamento e supermercados, não apenas em caixas eletrônicos.

Zona Oeste do Rio passará por obras de reurbanização

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (28/11) o lançamento de obras de requalificação de áreas públicas em Guaratiba, Santa Cruz e Bangu, na Zona Oeste da cidade.

Escocia también detecta alguna transmisión de ómicron sin vínculos con África

Londres, 29 nov (EFE).- La ministra principal de Escocia, Nicola Sturgeon, reveló este lunes que algunos de los seis infectados en esa región hasta...

Rua no entorno do Estádio Nilton Santos leva o nome do Jornalista Luiz Mendes

A Rua das Oficinas, uma das vias de acesso ao Estádio Olímpico Nilton Santos, no Engenho de Dentro, agora passa a se chamar Rua das Oficinas Jornalista Luiz Mendes.
- Publicidade -

A Culpa é do Cabral recebe MC Carol

A Culpa é do Cabral, mesa redonda de humor consagrada pelo quinteto de comediantes formado por Fabiano Cambota, Nando Viana, Rafael Portugal, Rodrigo Marques e Thiago Ventura recebe MC Carol no próximo episódio inédito.
- Publicidade -